21/10/2025 06:46:57

09/03/2011 00:52:24

União dos Palmares brincou o Carnaval em Paz sem Registro de Violência

União dos Palmares brincou o Carnaval em Paz sem Registro de Violência
Portal do QG do Frevo em União

antonio aragão // Fotos de joão paulo farias e jmarcelofoto.blogspot

O Carnaval de União dos Palmares intitulado pela Prefeitura Municipal como “União na Folia 2011” embora sem programação de bailes no único clube da cidade (AABB) e pela vantagem de não haver sido registrada chuva na região conseguiu um bom nível de animação nas ruas desde a ultima quinta feira quando blocos infantis de escolas particulares e pessoas assistidas pelo CAPS desfilaram pelas ruas cidade.

Na sexta feira a chave simbólica do município foi entregue ao Rei Momo e a Rainha do Carnaval seguindo-se um desfile de diversas escolas de samba cuja dispersão foi no QG do Frevo, mais uma vez, a Praça Basiliano Sarmento.

A municipalidade que este ano não ornamentou as ruas contratou três orquestras que se revezaram em suas apresentações na cidade e no distrito de Rocha Cavalcante (a 12 km da sede do município), porém o carnaval periférico foi esquecido e bairros populosos como os Bairros Roberto Correia de Araújo (o maior do interior de Alagoas), Santa Fé e Timbó não tiveram direito a folia momesca, obrigando os foliões a centralizar toda folia no QG do Frevo no centro da cidade.

Tocaram em esquema de revezamento as Bandas local Contágio Tropical, Nostalgia e Tuareg’s que ao longo dos anos tem se tornado uma tradição no carnaval da Terra de Jorge de Lima. Houve também a apresentação da Banda Afro Dandara na tarde desta terça feira.

Rocha Cavalcante por sua vez foi brindada com as apresentações das orquestras Bom do Swing, Missinho e Banda, Bloco Tudo Verde com Missinho e Banda, e Djason e Banda.

A exemplo do que ocorre mesmo em épocas que não são festivas, grande parte de uma minoria privilegiada financeiramente da sociedade local migrou para as praias de Alagoas, Pernambuco e alguns optaram até para brincar ou assistir aos Trios Elétricos da Bahia.

Entretanto nem mesmo a ausência destas figuras do dia a dia da convivência da comunidade da cidade tirou o brilho do carnaval de rua. Se pode observar pessoas de vários níveis sociais remanescentes dos viajantes temporários mas a predominância foi da classe humilde que aproveitou o espirito do carnaval e extravasou sua alegria as vezes sofrida durante todo um ano.

A tônica até o fechamento desta matéria a meia noite e meia foi à alegria das pessoas não apenas onde houve a exibição das orquestras mas também na periferia. Grupos isolados de pessoas fizeram suas festinhas domesticas, isto é, na porta de suas casas com parentes e amigos, o que para eles equivale à alegria proporcional ou idêntica aos foliões dos grandes centros carnavalescos a exemplo do Rio de Janeiro e São Paulo. Afinal são trabalhadores humildes e pessoas comuns que sonham ainda um dia vivenciar um carnaval fantasiados como pierrô ou colombina.

A 1ª Delegacia Regional da Policia Federal em União dos Palmares ao fazer seu relatório até agora (no trecho da BR-104 entre os municípios de São José da Laje e Messias onde existe a bifurcação com a BR-101) registrou apenas um acidente com uma vitima fatal e um atropelamento com morte ambos nas imediações de Murici. O fluxo de veículos na importante rodovia foi praticamente normal desde a ultima sexta feira.

O Serviço de Assistência Social do Hospital Regional São Vicente de Paulo em União dos Palmares informou que foi acentuado o atendimento principalmente a jovens que ingeriram bebidas alcoólicas e foram vitimas de acidente de motocicletas. Entre casos clínicos e emergências médicas, 613 atendimentos até a noite desta terça feira.

As ruas foram continuamente policiadas pelos militares do 2º BPM que tiraram de circulação 52 foliões que extrapolaram as regras da boa conduta e que somente na manhã desta quarta feira após uma triagem é que vão ser liberados se não tiverem a famosa “culpa no cartório”. São os componentes do bloco “o que é que eu vou dizer em casa”.

A excelente noticia é que a Décima Primeira Delegacia Regional de União dos Palmares durante o carnaval não registrou crimes de morte. Uma prisão por porte ilegal de arma no domingo segundo agentes civis. Após o revezamento de delegacias na região, assume as oito horas desta manhã de quarta feira a Delegacia Regional o titular Delegado Cicero Lima.

No balanço até as 19:40hs desta terça feira, Diretor do SMTT Dr. Célia Duarte informa que nenhum acidente grave foi registrado na zona urbana da cidade. Apenas policiamento educativo e aplicação de multas a reincidentes.

Serviços essenciais funcionaram normalmente a exemplo do SAAE (Serviço de Água) e Eletrobrás (Energia). Um posto de atendimento médico da Prefeitura funcionou durante todos os dias de festa na Praça Basiliano Sarmento mas com resumido numero de atendimentos. Procura por preservativos ficou também abaixo da expectativa.

 Nota da Editoria: Agradecimentos especiais a J.Marcelo Fotos e João Paulo Farias que são amigos, colaboradores e internautas que acessam este noticioso.

Galeria