Com cadaminuto // emanuelle oliveira
O Carnaval é a festa profana mais antiga que se tem registro e provavelmente teve início há mais de três mil anos, com o culto a Dionísio, o deus da vinha, do êxtase, também conhecido como o deus do Baco, mais tarde celebrado em Roma.
Muitos foliões costumam se exceder no consumo de bebidas alcoólicas, curtindo os blocos carnavalescos. Os jovens aproveitam a época para beijar várias pessoas sem se preocupar com doenças como a mononucleose, cohecida como a doença do beijo.
No entanto, também existem retiros espirituais para quem quer ficar longe da folia. Alguns são organizados por grupos de jovens da Igreja Católica e outros agrupam pessoas de várias religiões como o Almaval - festa da alma- que acontece em Campina Grande.
O arcebispo de Maceió Dom Antônio Muniz recomendou que os foliões tenham cuidado com os excessos neste carnaval, destacando que mesmo não sendo comemorada pela Igreja Católica, a época seve para quem deseja se reunir com a família e ficar em tranqüilidade.
“Peço para que as pessoas não se excedam na bebida, que tenham cuidado no trânsito e que não desejem fazer o mal ao próximo. As comunidades católicas promovem encontros nesta época porque nem todo mundo gosta de beber e de dançar”, destacou.
O arcebispo explicou que nesses encontros as pessoas aproveitam para celebrar com a família e amigos e ainda, que crianças, jovens e adultos participam. “Eles cantam, ficam em silêncio, refletem sobre a vida e o compromisso cristão. É um repouso espiritual”, afirmou.
A jornalista Kelly Baeta e mais dois amigos resolveram deixar Maceió para aproveitar o Almaval, em Campina Grande, que está na vigésima edição e acontece de 4 a 8 de março, no SESC Centro com o tema "20 anos cultivando a Paz".
A programação inclui paralelamente encontros de Ecologia, Literatura Contemporânea, Cinema, Ufologia, Budismo, Neo-Paganismo, Santo Daime, Sai Baba, Rezadeiras, Ateus, Consciência Animal, Xamanismo, Budismo, Ufologia, Sufismo, Islamismo, Sai Baba, Rezadeiras, Homoafetividade, Baha'í, Hare Krishna, entre outros.