Com gazetaweb // daniel dabasi e leandro gama
Seis pessoas foram detidas e uma morreu, na manhã desta quarta-feira (02), durante uma operação conjunta entre o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE) e a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN). A ação teve como objetivo desintegrar um grupo criminoso acusado de envolvimento em tráfico de drogas. Durante a ação policial houve troca de tiros, e o irmão do acusado de chefiar o grupo criminoso foi atingido e morreu.
Há quatro meses, agentes da Delegacia de Repressão ao Nacotráfico vêm realizando um trabalho de inteligência com o objetivo de desarticular quadrilhas acusadas de tráfico de entorpecentes que agiam na capital. Depois de receber a informação, por meio do disque denúncia, de que Givaldo Silva de Lima, de 19 anos, preso acusado de tráfico de drogas ilícitas e porte ilegal de arma de fogo, estava solto e havia reunido uma suposta guangue, a polícia, então, começou a investigação.
Segundo a polícia, o grupo invadiu a casa de um senhor, situada na Vila Aratu, no conjunto Virgem dos Pobres 3, e tornou o local como ponto de apoio do tráfico. A quadrilha planejava invadir, hoje à noite, a favela do Galpão, no conjunto Virgem dos Pobres 2, dominada anteriormente pelos mesmos integrantes e hoje tomada por traficantes rivais.
De acordo com o Capitão Braga, que coordenou a ação, ao chegar em frente à casa onde os acusados seriam presos, os policiais ouviram sons de telhas caindo e batidas de porta. "Foi aí que percebemos que havia tentativa de fuga", relatou o capitão, acrescentando que a resistência não foi apenas de fuga. "Um deles, identificado como Edelvânio José Nascimento de Souza, atirou contra a guarnição, que revidou". Ele foi atingido com dois tiros e encaminhado ao Hospital Geral do Estado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Ainda segundo o policial, após o primeiro ter sido atingido, os outros acusados decidiram se entregar. Ao final da operação, o balanço: Givaldo Silva de Lima, 19 anos, apontado como o chefe, Claudemir José dos Santos, vulgo ‘Mi’, 19 anos, Geovane Silva de Lima, 27 anos, José Carlos da Silva, 18 anos foram presos. Os menores cujas iniciais são J.J e T.S.L, ambos de 16 anos, foram detidos e Edelvânio José Nascimento de Souza morreu durante o confronto com a polícia.
A polícia conseguiu apreender ainda 625 gramas de maconha, 115 gramas de crack. R$: 2.049,00 em espécie, além de duas espingardas 12, uma pistola colt .45, uma pistola 765 e dois revólveres calibre 38.