Com gazetaweb // Fonte secom-al
O meteorologista Emanuel Teixeira, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), afirmou nesta quarta-feira, que devido à onda de forte calor que assola o Estado, existe sempre a possibilidade de ocorrências de fortes chuvas, acompanhadas de trovoadas e raios durante o mês de janeiro, época tradicional de incidência desses tipos de fenômenos naturais em Alagoas e no Nordeste.
“Até o momento, não há nenhuma previsão de chuva forte acompanhada dos outros fenômenos, mas há sempre a possibilidade neste mês de esses fenômenos ocorrerem, principalmente nas regiões do Agreste, Zona da Mata, Sertão e Baixo São Francisco”, diz o meteorologista.
Ele acrescenta que caso ocorra alguma tempestade, a população deve ficar atenta e evitar lugares abertos e metais pontiagudos, como enxadas, além de não ficar sob árvores e procurar ambientes cobertos para não ser vítima de descargas elétricas.
Desde o ano passado, o governo de Alagoas, por meio da Defesa Civil, deu início à capacitação de diversas coordenadorias municipais sobre como agir em situação de emergência provocada por eventuais chuvas que venham a cair na capital ou no interior.
Os gestores foram instruídos sobre como formar núcleos da Defesa Civil; realização de vistorias; mapeamento das áreas de risco; preparação das comunidades para situação de emergência e como preencher a documentação legal para ser encaminhada à Brasília, caso o município precise ser reconhecido em situação de emergência.