20/10/2025 08:31:17

Política
04/01/2011 12:29:38

Durante posse, deputado federal João Lyra conversa com Dilma

Durante posse, deputado federal João Lyra conversa com Dilma

Com ojornal //

 

A posse da presidente Dilma Roussef (PT) foi das mais concorridas. Entre os Chefes de Estado, ou seus representantes, diplomatas e ministros, alguns poucos alagoanos testemunharam o momento histórico em que a primeira mulher presidente era empossada pelo Congresso Nacional. Lá estavam o deputado federal eleito João Lyra (PTB), o senador e líder do PMDB Renan Calheiros, além dos demais membros da bancada alagoana.

Mas foi depois da solenidade no Congresso que ocorreu um encontro histórico: a presidente Dilma dirigiu-se ao gabinete do presidente do senado José Sarney (PMDB) para se preparar para as demais solenidades, quando recebeu a visita do deputado federal eleito João Lyra e do senador Renan Calheiros.  O encontro durou mais de 10 minutos.

João Lyra, junto com Renan Calheiros, solicitou à presidente que olhasse por Alagoas e que visitasse o estado para observar as obras do Governo Federal. Alagoas foi o único da federação em que a então candidata a presidência não esteve durante a campanha eleitoral. Dilma Rousseff afirmou ao deputado e ao senador que visitará Alagoas para compensar não ter vindo na campanha.

“Conversei com a presidente na sua posse e acredito que ela também irá olhar pelo povo de Alagoas. Tenho absoluta confiança que ela vai suceder, nas mesmas condições, o maior presidente que o país já teve, Luiz Inácio Lula da Silva. E confio que a presidente Dilma fará o Brasil ainda melhor. Ela recebe o governo do melhor presidente com o país avançando. Conhece todos os projetos porque participou do governo e tem como melhorar ainda mais”, confia João Lyra.

UNIDADE – O deputado federal João Lyra tem conversado com os membros da bancada alagoana com o objetivo de construir a unidade da bancada em defesa do estado. Ele acredita que este é o entrave principal que dificulta o desenvolvimento de Alagoas. “Não podemos perder o momento. O líder do PMDB no senado (Renan Calheiros) é alagoano. O vice-presidente da República (Michel Temer) é do PMDB. Além disso, a maioria dos deputados federais e todos os senadores fazem parte da base aliada que apoiou o presidente Lula e que votou na candidata Dilma Rousseff. O momento é importante e Alagoas está acima de todos. Vamos desarmar o palanque”, defende João Lyra.

Para ele, só a união trará resultados para todos os alagoanos. Para isso usa como exemplo o estado de Pernambuco, que está com as duas BRs sendo duplicadas, obras no porto de Suape, entre outras ações que fazem do vizinho estado um canteiro de obras. “Precisamos nos unir para duplicarmos a AL-101 Norte, a BR 101 Sul, além de uma política de saneamento para todo o estado. Temos que lutar para que isso ocorra rapidamente para vencermos os desafios e as dificuldades para melhorar a vida do povo”, explica o deputado federal.

PROJETO – Os nove deputados federais eleitos e reeleitos além do senador eleito, Benedito de Lira (PP), na eleição de outubro do ano passado tomam posse em primeiro de fevereiro. Uma das propostas do deputado federal eleito João Lyra é conseguir apoio do governo federal, dos colegas de bancada e dos três senadores alagoanos para a construção de um novo Mercado da Produção em Maceió. Esse pedido foi feito por comerciantes do Mercado durante a campanha eleitoral. “Vou lutar pelos comerciantes. Eles me pediram. Também vou trabalhar junto aos meus companheiros de bancada pela construção de um novo terminal rodoviário em Maceió para atender aos passageiros em viagem entre as capitais e entre os municípios alagoanos. Objetivo é beneficiar o povo e ajudar a desenvolver o turismo”, defende. O trabalho a seguir será incluir os recursos no PAC-02, o Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal.