Com tudonahora // Fonte ascom
No próximo sábado, na ONG Toque de Taipa, alunos das escolas públicas do município de São Miguel dos Milagres vão participar do concurso de redação com temas ligados à preservação do meio ambiente e reciclagem de lixo. O evento Circuito Tela Verde é uma parceria entre o projeto Peixe-Boi, do Instituto Chico Mendes, Associação de Pousadas da Rota Ecológica e ONG Toque de Taipa, que vai premiar o vencedor com um computador.
Segundo o analista ambiental José Ulisses Santos, cerca de 500 alunos de quatro escolas do município de São Miguel dos Milagres vão assistir aos documentários sobre a importância da reciclagem do lixo, da preservação dos corais e o uso consciente da água. “Nosso objetivo é levar educação ambiental para as crianças e adolescentes da comunidade, para desde cedo eles aprenderem a preservar as nossas praias e o meio ambiente”, disse Ulisses.
Já o empresário Nilo Bugarelli, da ONG Toque de Taipa, disse que integrar o turismo junto à comunidade é o primeiro passo para a sustentabilidade do turismo na região. “Estas crianças são o nosso futuro. Se eles aprendem a preservar os corais e a reciclar o lixo, a cidade será boa não apenas para o visitante, mas também para o morador”, analisa o empresário.
Além do Circuito Tela Verde, também acontece, em paralelo, o curso de capacitação para 27 profissionais que atuam no turismo, como os condutores e os jangadeiros do passeio do peixe-boi em São Miguel dos Milagres.
Este passeio já acontece há quatro anos. Mas de forma ordenada pelo projeto Peixe Boi, do Instituto Chico Mendes, tem apenas um ano e meio. “Atualmente só são permitidas setenta pessoas por dia e uma jangada por vez. O passeio é para contemplar os peixes-bois. O animal não pode ser tocado e a jangada deve ficar a dez metros de distância”, relata Ulisses, acrescentando que hoje existem nove peixes-bois na região.