Com joãopaulo // blog aterra da liberdade
O problema do lixão de União dos Palmares que queima há 01 mês e denunciado ao Ministério Público desse município, chega á Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos ( Semarh).
Na tarde desta terça feira (07), uma reunião articulada pela promotora de União, Dr. Carmem Sylvia foi realizada na secretaria citada e contou com as participações dos prefeitos de União dos Palmares, Areski Freitas e Branquinha, Renata. Como também moradores da região dos frios afetados pela fumaça do lixão e o Professor e Mestre Claudionor Oliveira, autor de um projeto de Aterrro Sanitário Consorciado.
Dentre as diversas pautas expostas nesta reunião, a mais viável está na elaboração de um Aterro Sanitário através de Consórcio, ou seja, a união de vários municípios acerca do destino final de seus resíduos.
O secretario estadual de meio ambiente, Alex Gama juntamente com sua equipe técnica, propõe aos prefeitos que firmem um convênio juntamente com outras prefeituras da região do vale do Mundaú e encaminhe o projeto à secretaria citada, que por sua vez ficará responsável por tramitar junto aos governos estadual e federal as propostas deste Aterro.