Com tudonahora // gilvan ferreira
Com o voto de 77% dos prefeitos alagoanos, a nova diretoria da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) foi eleita para o biênio 2011- 2012. A nova diretoria da entidade vai ser comandada pelo prefeito de Paripueira, Abrahão Moura, para a vice-presidência foi eleito Palmery Neto, prefeito de Cajueiro, o prefeito de Batalha, Paulo Dantas, compôs a chapa como secretário geral; Bruno Loureiro, prefeito de Japaratinga , primeiro secretário; José Hermes , prefeito de Canapi, segundo-secretário; Marx Beltrão, prefeito de Coruripe, tesoureiro, e Geraldo Agra, prefeito de Carneiros, segundo tesoureiro.
Apesar da ausência do atual presidente da entidade, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, que, segundo a sua assessoria não pôde comparecer por ter agendado encontros em Brasília, a eleição para a nova diretoria da AMA, que concorreu sem chapa adversária, ocorreu em clima de tranqüilidade e sem grandes divergências entre os prefeitos que compareceram para a votação, que teve inicio às 8 horas e foi encerrada às 12h30.
A chapa foi negociada com o apoio do governador Teotonio Vilela (PSDB) e do senador eleito Benedito de Lira (PP), o que afastou a possibilidade de um enfrentamento entre o grupo do atual predidente da AMA, Luciano Barbosa, que desistiu da reeleição, e do grupo liderado pelo prefeito de Paripueira, Abrahão Moura (PP), que consolidou o apoio integral dos prefeitos ligados a Vilela e a Benedito de Lira.
Após o resultado da votação, o novo presidente da AMA, Abrahão Moura, afirmou que o resultado da eleição demonstra a união e a força que a entidade tem entre os prefeitos alagoanos. Moura sugeriu que a meta é reforçar a defesa do municipalismo, buscar novas parcerias para desenvolver o trabalho da entidade e reforçar a assistência aos pequenos municípios do Estado.
Além da eleição da nova diretoria executiva, os prefeitos elegeram os integrantes de oito diretorias especiais que terão como finalidade auxiliar os prefeitos em áreas específicas. O prefeito Marcelo Beltrão, de Jequiá da Praia, vai ocupar a diretoria especial de Educação, Jasson Gonçalves, prefeito de Pão de Açúcar, diretoria de Saúde; Marcelo Vasconcelos, Quebrangulo, Desenvolvimento Urbano; Marco Madeira, Maragogi, Turismo; Neilton Silva, prefeito de Igreja Nova, diretoria de Agricultura; Maria Cícera (Ciçou), prefeita de Barra de Santo Antônio, Assistência Social; James Marlan, prefeito de Limoeiro de Anadia, Previdência Social e José Gualberto, de Olho DÁgua do Casado, Segurança Pública. Foram mantidas as coordenadorias regionais do Agreste e Baixo São Francisco,que terá o prefeito de Traipu, Marcos Santos, Sertão; prefeito de Olho D´Àgua das Flores, Carlos André, região Central; prefeito de Campo Alegre, Maurício Tenório, Norte; Branquinha ,Renata Moraes e Metropolitana, prefeita de Messias, Vânia Brandão.
A posse da nova diretoria acontecerá dia 31 de janeiro de 2011.