Com saomiguelweb // Fonte agência alagoas
Começa nesta sexta-feira, 3, o processo de eleição dos diretores gerais e adjuntos das escolas da rede pública estadual de ensino. Ao todo, o Estado possui 331 escolas, e para este pleito 269 escolas participam com 638 candidatos inscritos. Desse total serão eleitos 627 diretores. Todo este processo envolverá 200 mil pessoas em todo o Estado.
Segundo a gerente de Gestão Compartilhada da Superintendência de Gestão da Rede Estadual de Ensino (Suger), Maria do Socorro Melo Soares, a eleição acontece até o dia 7 dezembro e a publicação dos resultados está prevista para ocorrer nos dias 13 e 14 de dezembro.
Socorro Melo informa também que para este processo foram confeccionadas 200 mil cédulas e 1.500 lacres para as urnas. “A votação acontece nos turnos da manhã, tarde e noite. Tudo vai depender do turno de funcionamento das unidades escolares e da quantidade de alunos. Têm direito a voto os pais, alunos, professores e funcionários das escolas”, acrescenta.
A gerente enfatiza que o processo eleitoral teve início com as discussões técnico/pedagógicas com representantes da Suger e do Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Alagoas (Sinteal). Paralelamente, a Suger e as Coordenadorias Regionais de Educação realizaram o II Workshop para Candidatos a Gestores Escolares com o tema “Gestão Participativa: foco na aprendizagem respeitando a diversidade”, que envolveu os pretensos candidatos.
A gerente diz ainda que o workshop foi uma ação de caráter inovador e teve como objetivo possibilitar aos candidatos o conhecimento das competências necessárias para gerir a escola pública fundamentada numa concepção democrática, contemplando os eixos administrativo, pedagógico e relacional. “Como resultado dessa ação houve significativo aumento das chapas inscritas por escola, ou seja, 17% com mais de uma chapa e 83% com chapa única. Isto demonstra o resultado do trabalho articulado entre a SEE, CREs e escolas”, garante.
Ela confirma que a posse dos novos diretores eleitos está prevista para ocorrer este mês. “Queremos que a comunidade escolar participe depositando seu voto consciente para a escolha dos representantes de suas escolas, contribuindo, dessa forma, para o fortalecimento das escolas da rede pública estadual”, diz.
Base legal
Este processo eleitoral tem como base legal o Artigo 206, IV, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Artigo 3º, VIII, da Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em conformidade com Lei Estadual nº 6.628, de 21 de outubro de 2005, no Decreto nº 2.916, de 24 de novembro de 2005, alterado pelo Decreto nº 4.033, de 18 de julho de 2008, que regulamenta as eleições dos diretores gerais e adjuntos das escolas da rede pública estadual de ensino.