Com cadaminuto // roberto gonçalves
A morte cerebral do ex-prefeito de Feira Grande e deputado estadual eleito Almir Lira (PRTB) foi confirmada nesta quinta-feira, 02, pelo presidente do PRTB, Adeilson Bezerra.
Ainda conforme Bezerra, os familiares do parlamentar eleito optaram por manter os aparelhos ligados mesmo com a morte cerebral decretada pelos médicos.
De acordo com informações de familiares, na quarta-feira, 1º, o estado de saúde do político - que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) - se agravou, fato que preocupa a equipe médica do Incor e familiares.
Almir Lira foi submetido a uma cirurgia no início da semana, mas - conforme o presidente do PRTB, Adeílson Bezerra, que acompanha o caso juntamente com os familiares de Lira - a resposta não foi a esperada pelos médicos. O deputado eleito teve que retornar à UTI.
Natural de Feira Grande, na região Agreste, Almir Lira ingressou na vida pública em 1992, quando disputou o mandato de prefeito de Feira Grande, perdendo a eleição para Veridiano Soares.
Bem relacionado no município, manteve sua liderança política na região. Em 1995 disputou pela segunda vez a Prefeitura de Feira Grande saindo vitorioso, quando realizou uma administração voltada para o desenvolvimento do município e conseguiu se eleger para o segundo mandado de 2000 a 2004.
Em 2004, graças ao seu prestígio político na região Agreste, apoiou seu filho, Jair Lira, na disputa pela Prefeitura de Lagoa da Canoa, que foi vitorioso e está no segundo mandato.
Nas eleições desse ano decidiu disputar uma das 27 vagas para a Assembléia Legislativa Estadual – ALE, pelo PRTB. Em plena campanha, no início de setembro, sofreu um Acidente Vasculhar Cerebral – AVC, sendo internado na Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly de Almeida. Os filhos, amigos e correligionários decidiram manter a campanha eleitoral e Almir Lira saiu vitorioso obtendo uma votação superior a 22 mil votos.