20/10/2025 07:45:12

24/12/2010 11:36:37

Desabrigadas de Quebrangulo são capacitadas para o mercado de trabalho

Desabrigadas de Quebrangulo são capacitadas para o mercado de trabalho

Com palmeira24horas // mirella costa

Seis meses após a enchente que castigou 19 municípios alagoanos, famílias buscam força nas atividades desenvolvidas nos abrigos. Promovido pelo Programa da Reconstrução, em parceria com a prefeitura de Quebrangulo, foi concluído nesta quinta-feira (16), um curso de bijuteria que teve a participação de 30 mulheres que tiveram suas casas destruídas pela enchente.

Com o objetivo de promover capacitações para essas famílias que perderam quase tudo, a Prefeitura do município e o Governo do Estado adotaram ideias para desenvolver atividades nos abrigos e com as famílias que se encontram no aluguel social.

A equipe composta por recreadores, monitores, educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos se dividem pelas ruas atingidas e, quinzenalmente, fazem reuniões com as famílias desabrigadas e desalojadas. Nesses encontros, estão sendo discutidos diversos temas educativos.

Janieide Santos, uma das participantes do curso de bijuteria, afirmou que o aprendizado foi muito importante para ter uma fonte de renda e recomeçar a vida. "Com o dinheiro que vamos arrecadar com a venda das peças, vamos montar uma cooperativa e iniciar o nosso negócio", afirmou.

A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema, destacou a satisfação em ver a possibilidade de colher frutos positivos depois de tanto sofrimento que está sendo enfrentado. “Contratamos profissionais capacitadas para desenvolver ações como essas em todos os municípios atingidos, trabalhando em parceria com as técnicas municipais e visando resgatar a vida e dignidade dessas famílias”, disse.

Para o prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, as capacitações são de suma importância. “ Estamos oferecendo a essas pessoas que perderam tudo a esperança e um novo horizonte. Elas encontram nesses cursos a possibilidade de recomeçar suas vidas”, reconheceu.

Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Amanda Alves, já foram promovidos cursos de Corte e Costura e Reciclagem. Já os cursos de Bordado em Ponto Russo, Tenerife e reciclagem com uma abordagem cultural estão sendo realizados. Palestras também estão acontecendo.

As capacitações estão sendo acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), visando criar futuros grupos de geração de renda com essas famílias. Nesta sexta-feira (17), será realizada a festa de confraternização natalina com as famílias dos abrigos. No turno matutino, acontecem as ações voltadas para o público infantil. À noite, um jantar, que será encerrado com um baile, está na programação.