Com cadaminuto //
Francisco Tenório, Cicero Ferro e João Beltrão, os três são fortes lideranças políticas e têm em comum o fato de terem problemas na Justiça e de terem um tratamento “diferenciado” por possuírem imunidade parlamentar conquistada pelo voto, o problema é que em tese esta “situação especial” acabaria para os três no dia 31 de janeiro de 2011.
João Beltrão tem uma situação diferente dos seus dois outros colegas, ele em tese seria eleito com os 31.542 votos que conquistou no último domingo, o problema é que ele foi enquadrado pelo MPE e pelo TRE.-AL como “ficha suja” e teve seus votos contados em separados.
Para a Justiça Eleitoral seus votos hoje são considerados nulos, João Beltrão tem que esperar duas situações, o julgamento de seu caso específico no TSE e o julgamento da lei que barrou sua candidatura no STF, onde a votação está 5x5 e só deve ser desempatada com a nomeação do novo ministro.
Já o atual deputado estadual Cicero Ferro teve uma votação decepcionante, com apenas 24.055 votos ficou na primeira suplência de um grupo que elegeu Marcelo Victor, Mauricio Tavares e Dudu Holanda e precisa que um destes três não assuma para que tome posse no dia 01 de janeiro.
Dos três a pior situação é do atual deputado federal Francisco Tenório que ficou bem atrás de seus colegas de chapa Célia Rocha e João Lyra ficando em uma primeira suplência com remotas chances de assumir o cargo.
No caso de Tenório a situação interessa justamente a todos os réus que fazem parte do Processo dos Taturanas que só está no STF por conta do cargo ocupado por Tenório, sem o cargo o processo desce, mas entre hoje e o dia 1 de janeiro muita coisa pode acontecer, ou não.