antonio aragão //
Por volta das 11:30hs da manhã desta sexta feira (2010 17 set) dois rapazes que viajavam em uma motocicleta “grande” e de cores vermelha e preta cujas placa e marca não foram anotadas mataram a tiros de revolver o jovem Jailson Martiliano de Oliveira vulgo ‘Jau’, 22 anos, casado, residente na Rua da ‘Palha’ numero 229, Bairro Alto do Cruzeiro em União dos Palmares, onde foi assassinado.
Uma senhora em estado de desespero que se identificou como mãe “adotiva” da vitima contou à reportagem que “Jau” estava deitado em seu colo no interior da residência e verificava uma volta (adorno para o pescoço) quando dois homens chamaram seu nome na porta. Ao se levantar, a vitima disse que não ia porque eles estavam armados, e em resposta recebeu os disparos que atingiram-lhe inicialmente a cabeça.
“Meu filho ainda correu para dentro da casa, mas um deles entrou e atirou mais, até que “Jau” que mesmo baleado mandava eu correr tentou enfrenta-los saiu, quando recebeu o ultimo tiro já no meio da rua” contou a domestica.
“Jau” era parente próximo de um militar graduado da ativa que pediu para não ser identificado mas que afirmou: “conselho não valeu de nada; eu já esperava por isto, ele era viciado e dizem também, envolvido em outros ilícitos” pronunciou o militar ao ver o corpo do parente em um poça de sangue no meio da rua.
O assassinato da manhã de hoje (o segundo no município em pouco mais de 24 horas) confunde-se com a onda de assaltos à mão armada no centro e bairros periféricos da cidade, deixando a população temerosa “moço, diga no seu jornal que o povo tá com medo, se trancando em casa as 06h00minhs da noite com medo dos bandidos” disse uma domestica que assistia a cena macabra com os olhos marejados de lágrimas. A esposa da vitima, uma jovem de 14 anos estava no terceiro mês de gravidez e também assistiu seu companheiro ser assassinado bem como todos os vizinhos que estavam incrédulos com a audácia dos matadores.