Com cadaminuto //
Atualmente a bancada federal de Alagoas na Câmara Federal é formada por nove parlamentares, Augusto Farias (PTB), Carlos Alberto Canuto (PSC), Antonio Chamariz (PTB), Mauricio Quintella (PR), Givaldo Carimbão (PSB), Benedito de Lira (PP), Olavo Calheiros (PMDB) , Joaquim Beltrão (PMDB) e Francisco Tenório (PMN)
Destes quatro não são candidatos a reeleição, Olavo tenta vaga para a Assembleia Legislativa, Benedito para o Senado e Augusto Farias nem entrou no processo eleitoral e desde o início da semana Carlos Alberto Canuto desistiu de sua candidatura.
Dos outros cinco apenas dois parecem estar garantidos na Câmara no próximo ano, Joaquim Beltrão e Givaldo Carimbão que aparecem entre os mais votados nos levantamentos feitos até agora.
Francisco Tenório e Antonio Chamariz lutam diretamente por uma vaga e até mesmo os dois podem ficar de fora, caso sejam superados por Ada Mello (PTB), ou mesmo se a coligação que estão não fazer três candidatos, fato este que pode acontecer.
Já Mauricio Quintella luta diretamente com Rosinha da Adefal(PRTB) e até mesmo os candidatos do PT , Pinto de Luna e Paulão pela terceira vaga.
Mas esta renovação tão grande na prática pode simplesmente não acontecer, já que as vagas de Olavo Calheiros e Benedito de Lira podem ser ocupadas por seus parentes mais jovens, Renan Calheiros Filho (PMDB) e Arthur Lira (PP) respectivamente.
No caso de Augusto Farias a vaga ficaria com João Lyra (PTB), que já foi deputado e é apoiado pelo próprio Farias, já a vaga de Carlos Alberto Canuto é disputada por Rui Palmeira (PSDB), Alexandre Toledo (PSDB) e Joao Caldas (PSDB), destes apenas o último já foi deputado.
Novidade mesmo deve ser a entrada de Célia Rocha (PTB), devolvendo a representação de Arapiraca no Congresso Nacional fato que não acontecia desde a eleição de Rogério Teófilo em 2002.