19/10/2025 15:40:09

15/09/2010 00:00:00

Tv Tribuna União

Tv Tribuna União

antonio aragão //

Há cerca de 15 dias após intensa chuva que voltou a se abater sobre a região ribeirinha do Rio Mundaú na extremidade da região leste de Alagoas (Murici, Branquinha, União dos Palmares, Rocha Cavalcante e Santana do Mundau), o aterro precário e inacabado de ponte que interliga a AL-205 ou rodovia Mário Gomes de Barros conhecida também como “Estrada da Laranja” não suportou o volume da água e cedeu levando consigo a parte restante do “lastro” de concreto de uma ponte que já estava sem a outra metade.

Embora a imprensa tenha divulgado que o Exercito e o DER colocariam uma ponte provisória de metal, a realidade foi bem outra: realmente a estrutura metálica chegou ao local, mas parece que houve uma “promessa” de demora em construiu a ponte verdadeira, e como o que seria uma ponte provisória tem limitações e prevendo um acidente futuro, nem sequer chegou a ser colocada no local, tendo sido imediatamente retirada.

Enquanto não surge por parte do governo do estado ou federal uma solução para o impasse, como sempre ocorre no Brasil, sobra para o povo o que seria uma responsabilidade urgente do estado, ou seja, a reposição da ponte que se integra a “Estrada da Laranja” e ambos escoam a produção da região do distrito de “Munguba” distante 25 km. da famosa ponte já que o município de Santana do Mundaú onde se localiza a região de “Munguba” (que tem mais de 100 habitantes e cerca de 200 casas na área urbana) e mais de 2000 mil pessoas na zona rural que estão parcialmente ilhados.

Existem estradas vicinais alternativas mas que estão em precário estado ou mesmo intransitáveis de uma feita que as chuvas continuam intensas mesmo faltando poucos para a primavera, cuja estação já é de sol na região.

Ninguém diz ou faz nada a respeito o que enseja uma a pergunta: de repente, o transporte de pessoas enfermas (seria o assunto mais urgente) ou mesmo, quem ressarcirá os produtores de laranjas que entre outras coisas pagam impostos e dão sustentabilidade ao governo e por direito constitucional que tem receber o retorno de seus tributos em forma de obras, bem estar social, saúde, educação e segurança?

Como o município de Santana do Mundaú não tem arrecadação suficiente para as obras, mesmo porque a ponte integra uma rodovia “Al” (ou de responsabilidade do estado), se este não tomar as providencias como não está fazendo até agora, quem o fará?

 

Veja como está o local agora, além das avarias na AL-205

http://www.youtube.com/watch?v=wsSDj5oi1Wg

Galeria