19/10/2025 15:32:06

14/09/2010 00:00:00

União dos Palmares

União dos Palmares

Com tudonahora //

O presidente Lula deve voltar a Alagoas no próximo dia 20 de novembro para inaugurar a primeira escola que será construída em uma das cidades afetadas pela enchente. A inauguração será no município de União dos Palmares, onde é forte as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra. A tomada de preço para a escolha da empresa que será responsável pela construção das unidades educacionais nos municípios atingidos pela enxurrada foi realizada nesta terça-feira (14).

A empresa MVC Componentes Plásticos, com sede em Curitiba (PR), ganhou a licitação para a construção de mais 11 escolas públicas. Esta foi a segunda licitação que a MVC ganha para construir escolas públicas nas cidades atingidas pelas chuvas do mês de junho. No processo anterior, a MVC ganhou a licitação para construir cinco casas, nos municípios de Branquinha, União dos Palmares, Viçosa, Rio Largo e Quebrangulo. Naquela oportunidade, a disputa foi entre duas empresas. Desta vez, apenas a MVC compareceu à reunião para a tomada de preço, embora 17 empresas tenham sido convidadas para participar do processo licitatório.

Para Irineu Colombo, que preside a Comissão do Ministério da Educação (MEC) nomeada para acompanhar os processos licitatórios, realizar a inauguração da primeira escola no dia 20 de novembro representa uma homenagem ao Dia da Consciência Negra.

Os dez municípios beneficiados pelo segundo lote de licitação são: Quebrangulo, Viçosa, São José da Laje, Santana do Mundaú, Rio Largo, Matriz do Camaragibe, Atalaia, Cajueiro, Capela e Jacuípe. Cada município terá licitada uma escola, sendo que apenas São José da Laje terá direito duas escolas. Na terceira tomada de preço, marcada para 23 de setembro, o governo do Estado, com a participação do MEC, deverá licitar mais 16 escolas.