19/10/2025 15:40:16

14/09/2010 00:00:00

Municipios

Municipios

Com cadaminuto // Fonte agência alagoas

Uma comissão formada por comerciantes, agricultores, associação de moradores, empresários, agricultores, taxistas e servidores públicos foi recebida nesta segunda-feira, 13, pela coordenação do Programa da Reconstrução do governo de Alagoas para tratar da situação do município de Santana do Mundaú, um dos mais atingidos pela enchente de junho. Eles ouviram que entre os dias 20 a 30 de outubro serão iniciadas as obras de construção das unidades habitacionais, já no terreno desapropriado pelo Estado, na Fazenda Jussara.

A reunião de trabalho, coordenada pelo secretário Luiz Otávio Gomes, teve a participação de técnicos do DER, Casal, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria da Educação, de Recursos Hídricos e Meio Ambiente e Serveal. Entre os temas, foram abordados a instalação das barracas e a construção de pontes, estradas e casas, além da desapropriação da Fazenda Jussara, área onde será construída a nova Santana do Mundaú.

Os representantes da comissão, entre eles o ex-governador Manoel Gomes de Barros, ouviram do coordenador Luiz Otávio as medidas que estão sendo executadas na cidade e os encaminhamentos que tratam da construção das 1.261 novas casas para as famílias desabrigadas, construção de escolas, pontes e estradas.

O secretário Luiz Otávio Gomes garantiu à comissão de Santana do Mundaú, que nesta quarta-feira, 15, será sendo publicado no Diário Oficial do Estado, o decreto governamental tornando de utilidade pública parte da Fazenda Jussara para título de desapropriação, onde serão construídas as 1.261 casas. “A partir desta data teremos dez dias para a liberação do processo de desapropriação da área”, garantiu.

Durante a reunião, foi anunciado ainda que a Secretaria de Estado da Educação vai instalar duas escolas com seis salas de aula cada; serão instaladas 40 barracas para as famílias que estão em abrigos coletivos; dois acessos alternativos para os povoados estão sendo construídos, além da recuperação das cabeceiras das pontes da cidade, como parte das medidas emergenciais.

As equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Serveal vão iniciar o levantamento topográfico da área para elaboração dos projetos arquitetônicos, e até o dia 15 de outubro, o Comitê Gestor de Análise do Programa da Reconstrução estará apreciando o processo de contratação das 1.261 residências para Santana do Mundaú.

Entre os dias 20 e 30 de outubro, como explica Marisa Perez, técnica da Secretaria de Infraestrutura, o governo de Alagoas em parceria com a Caixa Econômica inicia a construção das novas casas em Santana do Mundaú. “Estamos fazendo todo esforço necessário para cumprir todo calendário de construção de casas nas 19 cidades e fazer a contratação das 18 mil unidades habitacionais até dezembro", explicou.

“Reconhecemos a determinação do governo de Alagoas e o empenho de todo corpo técnico do Programa da Reconstrução na condução das medidas e ações empreendidas nos municípios atingidos pela enchente”, afirmou Manoel Gomes de Barros.