19/10/2025 15:40:11

13/09/2010 00:00:00

Tv Tribuna União

Tv Tribuna União

antonio aragão //

 

Depois de vários dias interno no Hospital Sanatório em Maceió onde se recuperava de insuficiência respiratória, a equipe daquele hospital anunciou a família as 23h30minhs de ontem (12) que o senhor José Praxedes Filho, aposentado, de 88 anos de idade não resistiu à enfermidade e entrou em óbito.

 

“Seu” Zezinho Praxedes era natural da cidade de Correntes em Pernambuco de onde migrou para União dos Palmares em companhia de sua esposa dona Maria Nilda Leão a convite do então usineiro da Usina Lajinha (e seu parente) senhor Apolônio de Melo para exercer a função de motorista. Era a década de 50 e o parque fabril foi adquirido pelo atual proprietário, tendo ‘seu’ Zezinho sido chamado para trabalhar como motorista de uma caçamba da Prefeitura Municipal até quando se aposentou.

 

“Seu” Zezinho era o que se pode considerar um exemplo a ser seguido pela atual geração. Homem de estatura mediana, voz e passos lentos, em companhia da professora Nilda Leão Praxedes com quem foi casado durante 60 anos criou 11 filhos (o atual Desembargador Otávio Leão Praxedes, o ex-prefeito de União dos Palmares José Praxedes Neto, além de Dode, Nilda, Toinho, Rita, Nado, Ricardo, Nice, Lêda e Eduardo) com humildade e dentro de suas possibilidades orçamentárias, porém, ensinando-lhes a seguir o caminho da dignidade e quase os obrigando a estudar, fato que ele achava importante na vida.

 

Na trajetória de sua vida profissional, sofreu um grave acidente ainda relativamente jovem, quando um caminhão quase esmaga sua cabeça. Mesmo tendo recebido toda assistência, nunca mais recuperou sua saúde. Já alquebrado pela vida ministrava aos seus filhos sem distinção e com firmeza a firme convicção da verdade e da honradez. Foi um exemplo de pai, dedicado esposo e amigo e exemplar funcionário. A famosa caçamba vermelha em que ele trabalhou (única da prefeitura da marca Chevrolet à gasolina da época) ainda resistiu até bem pouco tempo.

 

Cada filho e filha têm uma história relacionada à sua terra natal e a união e a solidariedade entre eles chega a impressionar aos que o conhecem e por extensão a toda sociedade. Por isto, neste ocaso de tarde de 13 de setembro, após ter morrido suavemente, foi sepultado no Campo Santo dos Palmares na terra em que viveu a maior parte de sua vida e a que tanto amou tendo seu sepultamento atraído todo mundo jurídico alagoano e mais de mil pessoas, dentre estes velhos amigos.

 

Nota da Editoria

 

Este cidadão que conhecemos desde a infância foi sepultado hoje, porém seu passamento não conseguirá por muito tempo apagar da memória dos que ficam também a espera do seu dia final, as atitudes sempre com Constancia do exemplo que legou a posteridade de homem integro fiel a sua família e aos seus princípios. Desta forma, externamos a família enlutada em nome deste noticioso e de nossa família, nossos sinceros pêsames.

 

                                                  Veja o Vídeo

 

                       http://www.youtube.com/watch?v=v9qQYBl869k

Galeria