Com aquiacontece // fernando vinicius
Quatro presos escaparam da delegacia regional de Penedo nesta terça-feira, 31. Os detentos ‘deram de pinote’, como diria o repórter Luiz Carlos (Rádio Penedo FM/97,3 Mhz), após serrar parte da grade instalada sobre o pátio da carceragem, estrutura recentemente reforçada com mais barras de ferro e que recebeu reforço com arame farpado durante o período da tarde. A fuga desta terça aumenta para quatro o número de ocorrências no distrito policial ribeirinho somente em 2010.
De acordo com o chefe de operações da delegacia regional de Penedo, Ednildo Macena, a fuga ocorreu durante o banho de sol dos presos e foi percebida por volta do meio-dia. Após ter acesso ao primeiro andar do prédio, os detentos alcançaram a rua passando por uma janela de um dos cômodos. “Nós já solicitamos a instalação de grades nas janelas da delegacia e o monitoramento com câmeras de vídeo. Temos apenas dois agentes de plantão por dia que ficam ocupados fazendo o atendimento ao público, recebendo a comida dos presos”, disse o chefe de operações que lamenta a interrupção da reforma da delegacia, paralisada desde abril.
Com a estrutura fragilizada e carente de recursos humanos, a delegacia de Penedo não deveria sequer receber presos porque está interditada por ordem judicial, medida que na prática não existe. Em 2009, foram registradas nove fugas da carceragem do distrito policial, recorde entre as demais delegacias regionais de Alagoas. A quarta escapada deste ano trouxe a liberdade de volta para Alberto Domingos dos Santos, 28 anos, mais conhecido como Roberinho; Aílson Silva Monteiro, o Icinho, 23 anos; Bruno Victor Novaes, 18 anos; e Joélson Farias Silva, vulgo Tam, 33 anos.
Natural de Arapiraca, Bruno Victor é apontado pelo chefe de operações da delegacia de Penedo como o mais perigoso entre os foragidos. De acordo com informações que constam na ficha do preso, ele tem dois mandados de prisão em Junqueiro por roubo e já é condenado, também por roubo, em Piaçabuçu, onde foi capturado em fevereiro deste ano pela Polícia Militar com mais dois comparsas, grupo acusado por assaltos na região. Em maio deste ano, Bruno Victor teve pedido de habeas corpus negado pelo Tribunal de Justiça.
Ainda de acordo com a ficha policial de cada um dos foragidos, Alberto Domingos dos Santos, o Roberinho, é acusado por tentativa de homicídio, ameaça e tentativa de roubo. Aílson Silva Monteiro, o Icinho, responde por roubo a transeunte e já havia escapado da delegacia de Penedo em março deste ano, a terceira de 2010, crime que lhe acrescentou um processo por dano ao patrimônio público.
Joelson Farias da Silva, vulgo Tam, é acusado por porte de arma e também é reincidente em fugas da delegacia de Penedo, com duas escapadas registradas em 2009, uma em julho e a outra em novembro. A presença da reportagem do portal de notícias Aqui Acontece na delegacia fez com que os 50 presos (isso mesmo, cinquenta) ainda encarcerados reclamassem das condições sanitárias das celas.