Com tudonahora // josenildo tôrres
Os apreciadores do pãozinho terão que pagar mais a partir desta segunda-feira. A Associação dos Panificadores de Alagoas informou que o preço médio foi reajustado em 10% em todo o Estado.
De acordo com o presidente da Associação dos Panificadores de Alagoas, Alfredo Dacal, o aumento foi ocasionado devido a problemas relacionados à safra do produto na Rússia, causando desequilíbrio internacional e culminando com a medida de reajustar o preço do pão.
Segundo ele, em vez de produzir 15 milhões de toneladas de trigo, os russos podem chegar a colher apenas cinco milhões. E como o Brasil só produz 50% do trigo consumido internamente, necessitando importar o produto, a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) decidiu pelo aumento.
Em números gerais, isso significa dizer que dos 10,5 milhões de toneladas de trigo consumidas internamente, 5,5 milhões são importadas de outros países, a exemplo da Argentina e Estados Unidos da América (EUA). “Como o preço da saca de trigo estava sendo comprado no Brasil por R$ 59, mas chegou a R$ 90, não houve como ficar sem repassar o aumento para o consumidor”, explicou Alfredo Dacal.