19/10/2025 13:12:25

21/08/2010 00:00:00

Saúde

Saúde

Com tudonahora //

O Ministério da Saúde (MS) anunciou no início da noite desta sexta-feira, que Alagoas não conseguiu atingir a meta de vacinação contra a Poliomielite, que corresponde a 95% das crianças menores de cinco anos. De acordo com o órgão, o índice chegou a 76%, significando que ainda faltam 19% das crianças contempladas na faixa etária preconizada. Secretaria de Estado da Saúde prorrogou campanha até a próxima semana.

Diante deste fato, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI), que a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada até a próxima sexta-feira. Com isso, os pais que ainda não levaram seus filhos para serem imunizados, terão uma nova chance para que não corram o risco de vê-los doentes.

Em números absolutos, 252.399 mil crianças já foram vacinadas, mas faltam, ainda, 79.210 mil para serem imunizadas. “A vacinação acontece até a próxima semana, mas apelamos aos pais para que não deixem de vacinar os seus filhos, pois a doença pode matar ou acarretar na perda de movimentos, gerando algum tipo de deficiência física”, alertou Denise Castro.

A vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os bebês devem recebê-la aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço, mas, mesmo assim, é importante que até os cinco anos de idade elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

Histórico

O último caso da doença registrado no Brasil aconteceu no município de Souza, na Paraíba, em 1989 e, no ano de 1994, o Brasil obteve o certificado internacional de erradicação da doença. A partir de então, o País assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais, além de promover ações promocionais para alertar sobre a necessidade de vacinar as crianças.