19/10/2025 11:20:21

18/08/2010 00:00:00

Municipios

Municipios

Com agênciaalagoas // ronaldo lima

“Renasce a nova cidade de Branquinha”. Assim anunciava a faixa colocada na entrada da área onde está instalado o acampamento provisório com as 200 barracas que estão acomodando, de forma individual, as famílias desabrigadas pela enchente. A faixa faz alusão também ao terreno que está sendo preparado para a construção das 1.080 novas residências.

O casal Antonio Francisco da Silva, 53 anos, e Josefa Oliveira, de 47 anos, que perdeu tudo com a tragédia ocorrida há dois meses, estava aliviado por conseguir um teto, mesmo que provisório, para recomeçar a vida. “Agora vamos ter um cantinho só pra gente, longe do barulho”, afirmou dona Josefa.

Para o cortador de cana Marcos Antonio, pai da Alessandra, de 4 anos, Caique, de 3 anos, e Carlos, de 2, a transferência para a barraca individual vai facilitar, e muito, a situação da família. “No abrigo coletivo onde a gente estava fazia frio, o local não era bom e os meninos estavam gripados”, diz. Segundo Marcos Antonio, a ajuda dada pelo governo estadual e pela prefeitura não tem faltado.

A estrutura montada no acampamento tem seis baterias de banheiros, sanitários, lavanderias coletivas, iluminação, posto de saúde, posto policial e cozinha comunitária. As famílias vão receber 1.341 refeições diárias no café da manhã, almoço e jantar.

“A instalação desse acampamento e a área pronta para a construção das casas são provas de que é possível reconstruir uma cidade após a tragédia vivenciada em Alagoas”, reconheceu a ministra do Desenvolvimento Social Márcia Lopes, durante sua visita ao município. De acordo com a ministra, aos poucos, Branquinha volta a sua rotina e a população garante seus direitos.

Em Branquinha, explicou o secretário Luiz Otávio Gomes, está sendo feito um trabalho extraordinário pela reconstrução da cidade com as parcerias entre os governos federal, estadual e municipal. “A união dos esforços entre os poderes está fazendo com que a cidade, aos poucos, retome sua normalidade”, frisou.

Luiz Otavio acrescenta que a meta do governo de Alagoas é acomodar até o final de agosto todas as famílias afetadas pela enchente em barracas individuais.

A prefeita Renata Moraes agradeceu à ministra do Desenvolvimento Social e ao governador de Alagoas pelas ações que estão sendo realizadas em Branquinha. “O tempo de tristeza já passou, o momento é de trabalhar pela reconstrução da cidade e isso já estamos fazendo”, ressaltou.