19/10/2025 10:56:45

16/08/2010 00:00:00

Saúde

Saúde

Com primeiraediao // thayanne magalhães

Uma nova pulseira de citronela que promete combater o mosquito da dengue já está sendo vendida em Alagoas. O produto pode ser usado por adultos e crianças e promete espantar naturalmente os mosquitos até oito metros. “A citronela é uma planta cultivada em regiões tropicais e subtropicais e o óleo extraído serve como repelente de mosquitos. O resultado já pode ser comprovado em outros países onde o produto já circula”, explica o proprietário da distribuidora Aloha e fabricante das pulseiras de combate a Dengue no Brasil, Kim Egreja.

Segundo Kim, a Organização das Nações Unidas (ONU) já teria inclusive pedido para que o produto pudesse ser desenvolvido com o objetivo de ajudar na erradicação da malária na África.

Com as constantes chuvas em Alagoas, a probabilidade do mosquito se reproduzir e contaminar mais pessoas aumente e, com o novo produto, o índice de contaminados pode diminuir.

A pulseira, denominada “Bye-Bye” Mosquito, tem a autorização de venda da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), tendo os testes em laboratório confirmado a eficácia em torno de 90% dos casos.

Os preços das pulseiras podem variar entre R$ 3,20 a R$ 3,70 a unidade. Elas prometem deixar o mosquito bem longe, é de uso contínuo, atóxica e pode durar até 120 horas (5 dias). O produto pode ser encontrado em farmácias de Maceió.