19/10/2025 10:56:43

16/08/2010 00:00:00

Municipios

Municipios

Com alemtemporeal // adalberto custódio

Em entrevista concedida à equipe de reportagem do Jornal Alagoas em Tempo, o prefeito de Craíbas, Dinho Leite, fez um balanço positivo dos primeiros 12 meses de sua administração.
Dinho assumiu o cargo no dia 24 de julho de 2009, após uma decisão judicial que afastou o então prefeito Jadson Pedro do comando do Executivo Municipal.
Durante a entrevista, Dinho disse que quando assumiu o cargo encontrou um município com vários problemas que, inclusive, inviabilizaram alguns encaminhamentos considerados básicos.
Tendo como meta principal o trabalho, o prefeito Dinho disse que prefeito não deve viver se lamentando por conta dos recursos reduzidos, mas sim, trabalhar para contornar essas dificuldades, afinal, foi eleito para isso.
No geral, o prefeito de Craíbas se diz satisfeito com o andamento de sua gestão, após ter viabilizado várias obras com recursos próprios. Dinho ainda falou sobre dificuldades e sonhos que pretende realizar junto com os craibenses até o final de seu mandato.

ENTREVISTA

Alagoas em Tempo: Qual a avaliação que o senhor faz destes primeiros doze meses de administração?
Dinho Leite: Apesar de todas as dificuldades financeiras que o município vem enfrentando nos últimos anos, estou bastante satisfeito com as ações que eu, juntamente com minha equipe, conseguimos realizar neste início de gestão. Trabalhamos paralelamente em todas as áreas, mas o que certamente deixou todos os craibenses orgulhosos foram os avanços no setor de infra-estrutura, que fizeram a nossa cidade ganhar uma nova cara, se tornando mais agradável e proporcionando ares de desenvolvimento.

A.T. E quanto as maiores dificuldades encontradas?
D.L. Bom, essas foram muitas. Assumimos um município com muitas dívidas, inclusive com o nome incluído no CAUC. Por conta disso, tivemos que dividir parte dos recursos entre pagar dívidas herdadas e realizar obras para a população. Mas quero dizer que um prefeito não deve ficar apenas se lamentando por conta da falta de recursos, mas sim arregaçar as mangas e trabalhar. O papel de um prefeito é administrar o seu município e contornar as situações mais difíceis. Prefeito não pode fazer greve, mas sim resolver os problemas. Quando nos candidatamos já temos conhecimento da missão que temos pela frente.

A.T. O senhor acredita que a chegada da Mineração Vale Verde representará um divisor de águas na economia e no desenvolvimento do município?
D.L. Pelo menos essa é a grande expectativa de todos nós que vivemos e amamos Craíbas. Além dos postos de trabalho que irão surgir e do dinheiro que irá circular em nosso município, a Mineradora também já anunciou várias melhorias para Craíbas, entre elas, a revitalização do açude, onde deverá ser construída uma área de lazer para a comunidade.

A.T. Alguns rumores anunciaram a saída da Mineradora do município. Isso é verdade?
D.L. De forma alguma. Apenas os estudos técnicos que foram concluídos. Como os funcionários foram embora, algumas pessoas acharam que a Mineradora também foi embora. A próxima etapa serão os trabalhos de exploração.

A.T.: A cidade tem estrutura para abrigar uma empresa deste porte?
D.L. No momento não, mas os governos estadual e federal já anunciaram medidas básicas e fundamentais para o início das atividades, até por exigências da Mineradora. Entre essas medidas estão a construção da nova adutora, da subestação elétrica – que inclusive já foi licitada, a construção de uma rodovia interligando o centro de Craíbas até o povoado Folha Miúda, na AL 220, e a revitalização da linha férrea.

A.T. O município deverá receber um certificado do TRT. Explique mais sobre essa premiação.
D.L. Na verdade trata-se de um reconhecimento pelo trabalho que nossa equipe jurídica vem realizando para manter o município sempre regular com a justiça. Prova disso são os precatórios, onde o município conseguiu quitar todos eles, ficando a atual administração sem nenhuma dívida vencida. Com relação as dívidas trabalhistas, conseguimos saldar ou negociar 90% de todas as ações. Em breve estaremos realizando um projeto de justiça itinerante em Craíbas e já iniciamos negociações com o juiz regional para instalar uma comarca no município.

A.T. Quais ações mais importantes foram realizadas na Educação?
D.L. A Educação é a menina dos olhos de nossa administração, pois através dela são formados os futuros cidadãos craibenses. Neste curto espaço de tempo já reformamos e ampliamos várias escolas, conseguimos ônibus para o transporte escolar e capacitamos professores. Essas simples ações foram o suficiente para colocar as escolas de Craíbas como detentoras de um dos maiores IDEB’s do Estado de Alagoas. Uma de minhas metas na área é construir mais escolas.

A.T. E na Saúde?
D.L. A Saúde é uma das áreas onde nossa equipe mantém uma atenção constante. Apesar das dificuldades, conseguimos, com recursos próprios, realizar importantes encaminhamentos no setor. Em breve estaremos iniciando a obra de construção do posto de saúde do povoado Ipojuca, como também a reforma de todas as demais unidades de saúde do município, seja na zona urbana ou rural. Também estamos aguardando uma ambulância zero quilômetro, adquirida com recursos próprios. No mais, continuamos a fazer o dever de casa, valorizando cada profissional que trabalha em prol da saúde dos craibenses.

A.T. A parceria com o governo do Estado tem sido importante em sua administração?
D.L. Sim, claro. Um desses exemplos de parceria será a pavimentação de toda área central da cidade, que deverá ser iniciada nas próximas semanas pelo governo do Estado. Na minha opinião, os governos municipais têm que trabalhar alinhados com os governos estadual, federal e os empresários, principalmente municípios como o nosso, que enfrenta sérias deficiências financeiras. Vejo que as parcerias são fundamentais, independente de cor partidária.

A.T. Qual o seu maior sonho enquanto prefeito?
D.L. Sonhos são muitos, mas existem alguns que se eu conseguir concretizar até o final de meu mandato já me considero realizado. O saneamento e o calçamento de toda a cidade de Craíbas; a pavimentação da ligação entre Craibas e Major Izidoro e moradias para todos são alguns dos meus grandes sonhos. Apesar de serem grandes projetos, nunca os considerei utopia, quero e vou fazer de tudo para realizar pelo menos boa parte deles.

A.T. O que o povo craibense pode esperar do prefeito Dinho Leite nesse restante de mandato?
D.L. Muita dedicação e esforço por parte de toda a minha equipe. Tanto como cidadão, quanto como prefeito, quero continuar andando pelas ruas e ouvindo sugestões, críticas e os anseios do meu povo para fazer de Craíbas a melhor cidade do interior de Alagoas.