19/10/2025 09:03:59

12/08/2010 00:00:00

Municipios

Municipios

Com cadaminuto // Fonte assessoria

Somente dois meses após a enchente que atingiu 15 municípios alagoanos, a cidade de São José da Laje, distante 96 km de Maceió, recebeu no início desta semana as barracas que servirão de moradias improvisadas para os desabrigados da cheia, isso, graças a ajuda humanitária internacional.

Duzentas unidades foram doadas pela Rotary International, através do projeto da ONG Shelter Box e estão sendo montadas no bairro do Tijuca, parte alta da cidade. Cada barraca tem estrutura para abrigar até cinco pessoas. Especialistas em montagem trabalham em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Alagoas e soldados do Tiro de Guerra (TG) de São José da Laje.

De acordo com o Major do CBM de Alagoas, Sérgio Ricardo, a área destinada para a montagem das tendas não comportou o número total. “No terreno destinado montamos 139 barracas, estamos conversando com o poder público municipal para que seja visto outra localidade onde deveremos montar o restante”, declarou o militar.

O Major afirmou ainda, que a transferência das famílias para os abrigos só deve ser feita depois da instalação de água e energia elétrica no local. Além disso, banheiros químicos e uma cozinha coletiva também devem ser construídos para atender os futuros moradores.

As famílias que perderam suas casas durante a enchente, devem permanecer nos acampamentos até que as novas casas fiquem prontas.