Com agênciaalagoas // josenildo tôrres
Para assegurar a qualidade dos exames realizados nos municípios afetados pelas enchentes e ampliar o número de procedimentos diários, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá modernizar seis laboratórios polos. Até o final deste mês, as unidades situadas em União dos Palmares, Quebrangulo, Matriz do Camaragibe, Viçosa, Rio Largo e Murici receberão equipamentos de última geração e sistemas informatizados para cadastramentos dos procedimentos.
O projeto de modernização foi elaborado pela equipe técnica do Laboratório Central de Alagoas (Lacen), que terá a atribuição de instalar os equipamentos, treinar os técnicos municipais e supervisionar as ações. Com este projeto, de acordo com a diretora do órgão, Telma Pinheiro, será possível prestar atendimento ainda mais qualificado às vítimas das enchentes, detectando doenças e possíveis surtos.
“Estaremos ampliando a capacidade analítica dos laboratórios dos municípios atingidos pelas enchentes. Com isso, eles também poderão atender a demanda das cidades que não possuem laboratórios, a exemplo de Branquinha e Santana do Mundaú, cujas amostras serão remetidas para União dos Palmares”, explicou Telma Pinheiro.
Equipamentos – Ainda de acordo com a diretora do Lacen, os laboratórios receberão equipamentos automatizados de hematologia, automatizados de bioquímica e para sódio e potássio, além de computadores, impressoras,
centrífugas, estufas, geladeiras, contadores de células e kits de bioquímica. “Também estaremos enviando todos os insumos, kits de reagentes e lâminas para análises”, salientou.