19/10/2025 07:01:20

29/07/2010 00:00:00

União dos Palmares

União dos Palmares

antonio aragão //

Nesta quinta feira (2010 29 agos) às 3,42 horas da manhã, completou dois anos da morte do prefeito de União dos Palmares, José Carrilho Pedrosa, que deixou na orfandade Rafael e Thiago além de viúva a odontologa Rosário Pedrosa.

Nascido em 18 de abril de 1983 no distrito de Rocha Cavalcante, na Fazenda Aliança de propriedade da Usina Serra Grande onde seu pai era administrador, Pedrosa que exercia seu segundo mandato desde a infância demonstrou tendência para a agricultura. Já aos nove anos ajudava seu pai na Fazenda Pedrinhas de propriedade da família, até em formar como engenheiro agrônomo em uma cidade da Paraíba. Sua vida profissional se resumiu a um só emprego no Grupo João Lyra, sendo gerente de campo da Usina Lajinha em União dos Palmares até a gerencia geral das empresas em União e na Usina Guaxuma do mesmo grupo.

Lançado na política foi parceiro do então prefeito Manoel Gomes de Barros, tentou chegar à prefeitura nos anos 90, não logrando êxito. Finalmente, ascendeu ao poder e foi vitorioso na sua reeleição com esmagadora votação.

Era um homem simples e dado a brincadeiras com seus amigos apesar de temperamental quando irritado; gozava de grande prestigio junto às classes mais pobres, seu maior reduto eleitoral. Sua morte por infarto agudo e de forma inesperada motivou a eleição do seu vice o atual prefeito Areski Freitas.

Zé Pedrosa como era chamado jamais se ausentava de União dos Palmares. Sua presença constante foi um dos fatos marcantes em sua vida, pois o povo o enxergava como um refugio para suas necessidades.

O aniversário de morte de José Carrilho Pedrosa, o conhecido Zé Pedrosa será lembrado pelos fieis palmarinos e de cidades vizinhas (onde também exercia grande liderança) a partir das 17,15 horas de hoje na Matriz de Santa Maria Madalena.

Galeria