Com agenciaalagoas // kátia vasco
Técnicos da Controladoria Geral do Estado (CGE) estão assessorando a Junta Administrativa do Fundo Estadual de Defesa Civil, através de orientações próprias da atividade de controle interno, na aplicação e prestação de contas dos recursos externos recebidos pelo fundo para ajuda aos municípios atingidos pelas enchentes.
A colaboração da controladoria atende, entre outros, ao disposto no Decreto nº 6.700, de 1/7/2010, que trata sobre os relatórios quinzenais de prestação de contas, encaminhados pela Junta à CGE.
Para o controlador-geral, Alcione Teixeira, a iniciativa pretende dar celeridade, eficácia e transparência na aplicação dos recursos que chegam a Alagoas para ajudar os municípios castigados pelas chuvas.
“É uma ação de controle interno preventiva. Desta forma o governo do Estado assegura a aplicação dos recursos financeiros com eficiência e rigor, em benefício da população atingida”, disse Alcione Teixeira.
Além do suporte técnico, o decreto determina à Controladoria Geral do Estado a análise e consolidação dos relatórios financeiros e contábeis, visando à correta aplicação dos recursos enviados ao Estado pelo governo federal.