Com gazetaweb // janaina ribeiro
Final de semana violento em Alagoas, principalmente na capital Maceió. Entre às 18h da última sexta-feira (23) e às 19h deste domingo (25), 14 pessoas foram assassinadas em Maceió e na região metropolitana. A maior parte das vítimas morreu depois de ter sido baleada e, quatro delas, foram assassinados a golpes de faca. Nenhum dos agressores foi preso.
O primeiro homicídio deste domingo foi registrado pela Radiopatrulha na Rua de Regatas Brasil, Vila do Jonas, no bairro do Jacintinho, por volta de 01h. O jovem Luiz Carlos Barreto Pinto, de 29 anos, foi assassinado com vários tiros por três homens não identificados, que alegaram ser policiais civis. Dois deles, inclusive, invadiram a residência da vítima encapuzados e tiraram Luiz Carlos de dentro de casa. Após efetuarem os disparos, os criminosos fugiram com destino ignorado. O caso será investigado pelo 9º distrito policial.
Já à tarde, por volta das 14h, o morador de rua Adriano Vieira da Silva, de aproximadamente 20 anos, foi morto com um tiro no momento em que estava num ponto de ônibus na Rua Barão de Atalaia, no Centro. Policiais do Batalhão de Eventos estiveram no local e afirmaram que testemunhas contaram que a vítima era moradora de rua e usava drogas. A polícia suspeita que a morte tenha ocorrido por causa de dívida com traficantes.
No início da noite deste domingo, na cidade de Santa Luzia do Norte, Jaélson Farias de Pereira, de 27 anos, foi assassinado a facadas, no bairro do Quilombo, enquanto bebia com o amigo conhecido como ‘Cicinho Cassaco’. Este último, teria inimizades com o irmão de Jaélson e a polícia suspeita que a discussão entre os dois, que terminou em morte, teria sido motivada porque Jaélson defendeu o irmão quando Cicinho falou mal dele. O assassino fugiu.
E, por volta das 18h, uma tragédia foi registrada no alojamento para desabrigados que funciona na Escola Municipal Pompeu Sarmento, em Rio Largo. Aparentemente alcoolizado, Paulo Barbosa teria chegado ao colégio (a família está abrigada lá) e, após ver a esposa conversando com várias pessoas, desferiu vários golpes de faca na barriga da vítima. Silvana, cujo sobrenome ainda não foi descoberto, foi socorrida para o Hospital Ib Gatto Falcão, que fica na cidade, mas não resistiu e morreu minutos depois.
Crimes do sábado
Os relatórios do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) trouxeram seis homicídios praticados durante o final da tarde e noite deste sábado (24). A primeira ocorrência foi registrada por volta das 17h30, na Rua Costa Nabal, no bairro Cidade Universitária. Um jovem, aparentando ter, no máximo 30 anos, foi encontrado morto com marcas de tiros no tórax, na testa e no rosto. Ele portava um revólver Rossi, que estava com cinco munições intactas. A vítima tem pele parda, é calva, tem cabelos crespos e possui tatuagens de índio, mulher e uma palavra japonesa.
Em Ibateguara, interior de Alagoas, o jovem Jeferson Barros Peçanha, de 22 anos, foi atingido por vários tiros depois de ter iniciado uma discussão com um suposto ‘amigo’, que foi identificado como Cícero da Silva. O homicídio foi praticado na Rua José Alves, na região central do município. Após matar Jeferson, Cícero teria fugido do local do crime para não ser preso.
Já na Rua Elza Miranda Viana, Conjunto Bruno Ferrari, na Chã de Bebedouro, Wagner Gomes de Melo, de 31 anos, foi atingido por três tiros no pescoço, no tórax e nas costas. Rosival da Silva Ferreira, de 34, ainda chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do HGE e Rosinaldo da Silva Ferreira, que seria irmão de Rosival, também foi baleado, mas não corre mais risco de morte. A polícia fez buscas na região, mas não conseguiu localizar os autores dos disparos. Há suspeita de que Wagner Gomes fora assassinado por engano. Os crimes aconteceram dentro de um bar.
O quinto assassinato da noite aconteceu na Rua da Areia, no Centro do município de Rio Largo. Paulo Márcio de Souza Santos, de 24 anos, foi sofreu vários tiros e ainda foi levado para o mini-pronto socorro do Tabuleiro do Martins, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu. Os acusados, segundo testemunhas, fugiram utilizando uma moto, que não teve cor e nem placa anotadas. Segundo a polícia, populares revelaram que a vítima era envolvida com drogas.
No bairro de Riacho Doce, por volta das 22h, o jovem Pedro Davi Santos da Silva, de 22 anos, foi assassinado com vários golpes de faca, em frente à Panificação Princesa. Ele residia na fazenda Pratagy, no Mirante. A polícia informou que os criminosos fugiram e não há qualquer identificação deles. Moradores da região afirmaram que Davi era envolvidos com crimes de assalto e furto na localidade.
Crimes da sexta-feira
Em Arapiraca, na noite da última sexta-feira (23), Jeferson da Silva, de 21 anos, foi assassinado com vários tiros na Rua Ana Beatriz, bairro Primavera, por volta das 21h. Uma segunda pessoa também foi baleada, Daniel de Melo Lopes, de 19 anos, entretanto, não há risco de morte. Testemunhas contaram aos policiais do 3º BPM que dois indivíduos, não identificados, efetuaram os disparos quando estavam numa pick-up Strada, de cor preta e placa não anotada. Não se sabe a motivação dos crimes.
Na região metropolitana, Evaldo Gomes, de 41 anos, foi assassinado por disparo de arma de fogo no povoado Torrão, Centro do município do Pilar. Ele ainda foi encaminhado ao hospital da cidade, mas não resistiu e entrou em óbito. Testemunhas contaram ao 8º BPM que dois homens armados teriam efetuados os disparos contra Evaldo. Durante o crime, um dos acusados teria baleado o colega na perna ‘sem querer’. Os dois empreenderam fuga num veículo Gol, de cor cinza e placa não anotada.
Já em Marechal Deodoro, no loteamento Jardim do Carmo, bairro Poeira, Roberto Targino dos Santos, de 23 anos, morreu depois de ter sido baleado por indivíduos não identificados. Há suspeitas do envolvimento da vítima com o tráfico de entorpecentes.
Em Maceió, na Chã de Bebedouro, o adolescente L.S., de 17 anos, foi assassinado, com quatro tiros de revólver. Dois disparos atingiram a cabeça do garoto e os outros dois, a região do tórax. Policiais do 4º BPM estiveram no local do crime, mas não identificaram os assassinos. O adolescente faleceu antes mesmo de receber socorro médico.
Tentativa de assassinato
E outro morador de rua, identificado como Diogo Costa Melo, de 18 anos, foi esfaqueado na noite deste sábado, na Praça dos Martírios, no Centro. Policiais do 1º BPM estiveram no local e foram informados que o agressor fugiu sem deixar pistas. A vítima foi socorrida ao Hospital Geral do Estado.
Já na madrugada do domingo, por volta das 03h, o travesti conhecido como ‘Monalisa’, de 23 anos, foi atingido por cinco projéteis de arma de fogo depois de ter discutido com José Cláudio da Silva, de 37. A ocorrência foi registrada na quadra 07, do Conjunto Mutirão, periferia de Rio Largo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e a vítima socorrida para o Hospital Geral do Estado (HGE). Já o acusado foi preso com um revólver Taurus, calibre 38, encaminhado à Central de Polícia e autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio e porte ilegal de armas.
Comparativo
Comparando os números deste domingo com o levantamento feito pelo Instituto Médico Legal Dr. Estácio de Lima no final de semana anterior, quase dobrou a quantidade de homicídios que aconteceram em Alagoas. Entre os dias 16, 17 e 18, foram nove mortes por arma de fogo, sendo sete na capital e duas do interior, nos municípios de Atalaia e São Sebastião. Já neste final de semana, os assassinatos somaram 15 vítimas.