Com cadaminuto //
A Lei do Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) já poderá tirar da disputa eleitoral de outubro pelo menos 300 candidatos em Alagoas, esta é a expectativa confirmada pelo procurador regional Eleitoral, Rodrigo Tenório.
A discussão sobre o Ficha Limpa caiu como uma bomba em Alagoas, a relação começou a ser formada pela lista emitida pelo TCU, onde consta 199 prefeitos e ex-gestores impedidos de disputar as eleições pela Ficha Limpa e foi completada com atuação silenciosa e discreta do procurador Rodrigo Tenório que fugiu de qualquer declaração pública sobre os envolvidos no processo,mas um dia antes do prazo deve deixar Alagoas como um dos campeões de pedidos de impugnações no Brasil.
Agora aos candidatos restam duas opções, enfrentar o julgamento no TRE que deveria acompanhar o entendimento do TSE e confirmar os pedidos da Procuradoria Regional Eleitoral e depois pedir liminar ao STF.
O problema é que o Supremo está dividido nesta questão, de um lado Ricardo Lewandosky, Joaquim Barbosa e Carlos Ayres Brito que negaram todas as liminares que chegaram, do outro Gilmar Mendes e Dias Toffoli que já acataram algumas.
Ainda no TRE Alagoas tem situações particulares como o fato de um dos candidatos com pedido de impugnação, o ex-prefeito de Paripueira Henrique Manso, ser filho de um dos desembargadores do Tribunal,Orlando Manso, o que pode acarretar no pedido para que o magistrado não atue na votação de nenhum dos processos.
O presidente do TSE Ricardo Lewansdosky acredita que mesmo que por força de liminar estes candidatos relacionados consigam se manter candidatos, serão cassados logo após tomar posse.
Advogados contra e favoráveis aos Ficha Limpas se digladiam e tentam expressar suas opiniões contra e a favor a Lei,mas a verdade é que esta eleição começa com esta discussão e este ponto deve ser fundamental daqui para frente.