18/10/2025 14:32:26

12/06/2010 00:00:00

Saúde

Saúde

com tudonahora // sidney tenório

Hoje é dia dos pais levarem seus filhos com idade até cinco anos para tomar a vacina contra a poliomielite. Em Alagoas, a meta da Secretaria de Saúde é imunizar aproximadamente 330 mil crianças. Para isso, foram instalados pontos de vacinação nos 102 municípios do Estado.

Para entrar no clima de Copa do Mundo, o Ministério da Saúde deu a campanha o nome "Vacinou é gol", o que é mais uma forma de incentivar os pais a levarem seus filhos para tomar as gotinhas que evitam a paralisia infantil.

Em Maceió, a campanha foi aberta no posto de saúde João Paulo II, no bairro do Jacintinho. A dona de casa Maria da Conceição levou seu filho Eduardo, de dois anos, para se vacinar. "Não perco uma campanha. Deus me livre que meu filho tenha alguma doença porque eu deixei de vacinar", frisou a doméstica.

A autônoma Ruthi Lessa também levou seu filho Guilherme para tomar as gotinhas contra a paralisia. Ela também destacou a importância da imunização. "Sou bem informada sobre a doença e sei dos riscos para a criança que deixa de tomá-la, por isso sempre trago o Guilherme para tomar as gotinhas", ressaltou.

Há 21 anos o Brasil não registra um só caso de paralisia infantil. O último foi descoberto em 1989, no município de Souza, no estado da Paraíba. Desde então, o Ministério da Saúde tem intensificado as campanhas de vacinação contra a doença e conseguiu erradicar a enfermidade em todo o território nacional.