com assessoria // isolda herculano
Propagar a idéia de que Maceió pode ser uma cidade mais arborizada. Foi com essa intenção que a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) promoveu uma solenidade especial nesta terça-feira (1º) no Parque Municipal, localizado no bairro do Bebedouro. Representando a iniciativa privada, o Grupo João Lyra participou do evento através da doação de seis mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica que vão servir à arborização do município através do projeto 'Maceió Mais Verde'.
“A doação de mudas faz parte de um processo educacional que é propagado pelo Grupo há muitos anos”, afirmou Francisco Celestino, coordenador de Meio Ambiente do Grupo João Lyra. Para Celestino iniciativas que incitam o instinto de preservação, conservação e recomposição da Mata Atlântica terão sempre o apoio da empresa, que investe na otimização da cultura sócio-ambiental: “Campanhas como essas são muito importantes e é preciso que a população fique bem esclarecida que é o tipo de investimento que vai resultar numa melhor qualidade de vida para todos”, completou. O coordenador explicou ainda que todas as unidades do Grupo dispõem de uma gestão de meio ambiente que trabalha baseada na legislação ambiental e tem como parceiros órgãos públicos como o Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA, do Ministério Público Estadual (MPE), entre outros.
Presente no evento, o promotor Alberto Fonseca, do Núcleo de Meio Ambiente do MPE, destacou a importância da união público-privada: “Eu fico muito feliz em ver essa parceria se concretizado e tomo esse trabalho como um exemplo do que pode ser feito em prol de toda a sociedade”. Fonseca elogiou também o trabalho do Grupo João Lyra, qualificando o instinto de preservação da empresa como um bem prestado à população: “A usina Guaxuma, do Grupo João Lyra, foi a primeira certificada com a ISO 14001, que dá à empresa uma qualidade ambiental de reconhecimento mundial. O Ministério Público acompanha ainda o esforço do Grupo em reduzir os impactos, em recompor as matas ciliares etc. Essas são formas de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Grupo”.
Os deputados estaduais Rui Palmeira (PSDB) e Judson Cabral (PT), presidente e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, destacaram a necessidade da aplicação de medidas que visem o desenvolvimento sustentável em Alagoas: “Nós não podemos discutir nenhum tipo de desenvolvimento que não seja o voltado para a sustentabilidade. E eu proponho que, mesmo num ambiente degradado como é a própria Assembleia Legislativa, nós possamos produzir bons frutos neste sentido”, declarou Cabral.
Representaram a Câmara Municipal, os vereadores Silvio Camelo (PV), Fátima Santiago (PP) e Tereza Nelma (PSB). Diante deles, o secretário Ricardo Ramalho, da Sempma, reforçou a necessidade de uma legislação que esteja afinada com interesses ambientais, especialmente diante da expansão imobiliária que vive Maceió: “Estamos vivenciando um boom imobiliário em Maceió e é preciso que as leis nos amparem no sentido das modificações da arquitetura serem as menos danosas ao ambiente. E para isso precisamos do apoio dos parlamentares que aqui estão”.
Ao final do evento os participantes plantaram mudas na área do Parque Municipal, simbolizando a adesão ao projeto 'Maceió Mais Verde', que tem como meta o plantio de um milhão de árvores até 2012.