com tudonahora //
A reintegração de posse que estava marcada para acontecer nesta terça-feira nas terras abandonadas da Fazenda Bititinga, no município de Messias, distante 15 km de Maceió, foi suspensa para a próxima terça-feira pelo Coronel Robson do Batalhão de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar.
Segundo a assessoria da Comissão Pastoral de Terra (CPT), a reintegração foi adiada após a verdadeira proprietária do imóvel entrar com um requerimento para suspender a ação. Segundo informou a assessoria, a proprietária já sinalizou que tem interesse em vender as terras para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
As terras foram abandonadas pela usina Bititinga e estão atualmente sendo exploradas pela Usina Santa Clotilde. Segundo Helciane Angélica, assessora da CPT, a área é considerada modelo e possui toda a infraestrutura para se tornar um acampamento.
Na próxima sexta-feira acontecerá uma reunião entre membros do Incra, o juiz da vara agrária, Aírton Tenório, a proprietária das terras, representantes da Comissão Pastoral da Terra e trabalhadores rurais.
“A reintegração de posse na próxima terça-feira vai depender muito do que for decidido na reunião que acontece nesta sexta-feira”, disse Helciane Angélica, assessora da CPT.
A operação, que envolveu cerca de 200 policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Centro de Gerenciamento de Crises ocorreu de forma pacífica. Na área,que está abandonada há três anos, 17 famílias vivem com o apoio da CPT e produzem alimentos nas terras.