com tudonahora // luciano barbosa
Uma operação conjunta da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Divisa (Divisão Estadual de Vigilância Sanitária), e Polícia Federal, fechou duas farmácias (Farmácia Maurício e Drogaria Estevão), por volta das 12h40min desta segunda-feira, 31, no centro do município de Coruripe.
De acordo com a farmacêutica Ianara Gomes, gerente do Serviço de Medicamentos da Anvisa, a interdição das farmácias se deu por conta da comercialização irregular e sem autorização de medicamento controlados, venda de amostra grátis, medicamentos fitoterápicos sem registro e a não contratação de farmacêuticos.
Esta é a segunda vez que os estabelecimentos são fechados. A primeira interdição aconteceu no dia 16 de dezembro de 2009, durante a Operação Antídoto, desencadeada em todo o estado no ano passado. “Recebemos denúncia anônima que acusava esses estabelecimentos sobre as ilegalidades registradas. Nós encaminharemos a denúncia formal à Justiça Federal com o agravante da reincidência”, disse Ianara Gomes.
Segundo ela, ao chegarem aos estabelecimentos encontraram a Drogaria Estevão com as portas fechadas, enquanto um funcionário da Farmácia Maurício tentava baixar as portas. “Alguém comunicou a eles sobre nossa diligência. Esse ato dificulta a ação fiscalizadora, gerando risco sanitário, o que pode complicar a situação dos proprietários”.
Ainda de acordo com Ianara, a comercialização de medicamentos controlados em desacordo com a legislação caracteriza tráfico de entorpecentes.
Os proprietários dos estabelecimentos interditados não foram encontrados.