18/10/2025 06:59:31

25/05/2010 00:00:00

União dos Palmares

União dos Palmares

com primeiraedição // Fonte setur-al

Alagoas apresenta, a partir desta quarta, 26, seus atrativos e novidades no 5º Salão do Turismo, em São Paulo. Uma das novidades é a Região dos Quilombos, que terá um balcão exclusivo para expor todos os seus produtos, este ano. A Secretaria de Estado do Turismo, secretarias municipais, Sebrae-AL, empresários locais e entidades, como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas, estarão representando o destino.

A região dos Quilombos, que tem como "carro-chefe", a Serra da Barriga, na cidade de União dos Palmares, é um dos roteiros que Alagoas oferece no segmento de cultura e etnia. A região é berço da cultura afro-brasileira e da resistência negra, e palco da história da luta de Zumbi dos Palmares e seus companheiros contra a escravidão.

Na cidade, encontra-se o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, e também a comunidade quilombola Muquém, famosa por sua produção de artesanato em cerâmica. A região também oferece roteiros e produtos no segmento de aventura e ecoturismo, nas cidades de Murici, Viçosa, São José da Laje e Ibateguara, além de participar do Roteiro Integrado Civilização do Açúcar.

De acordo com a secretária de Turismo de União dos Palmares, Izabel Gomes, a região vem desenvolvendo ações focadas para o turismo, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo. "Temos uma demanda de turistas e estamos trabalhando para melhorar esse número. No Município de União dos Palmares já podemos identificar um turismo espontâneo com freqüência média de visitação de 1000 pessoas mensalmente", afirma Izabel.

A secretária também destaca a parceria com a Setur-AL, que vem realizando ações conjuntas com os municípios para a diversificação da oferta turística. "A SETUR-AL, através dos seus técnicos, nos dá total apoio no sentido de formatar e divulgar nossas ações. Sem seu apoio realmente seria impossível a participação da região dos Quilombos neste evento", destaca.

Divulgação do destino Alagoas

O estande institucional do Estado apresentará as regiões turísticas e seus atrativos, com a participação dos municípios. Ao longo evento, haverá interação com o público participante, com jogos e brincadeiras sobre o turismo, a cultura e a história de Alagoas. Além da região dos Quilombos, Costa dos Corais, Lagoas e Mares do Sul, Maceió, Caminhos do São Francisco terão seu espaço para "vender" seus atrativos e mostrar suas belezas.

O tema central dos nove estados da região Nordeste, este ano, são os festejos juninos. O "bloco nordestino" apresentará sua cultura e gastronomia voltados para esse tema, que é comum na região. Alagoas levará ao evento um grupo de dança de "coco de roda", um dos folguedos típicos alagoanos.

Alagoas promove coquetel para operadoras de turismo

Para incrementar ainda mais os negócios, Alagoas oferecerá aos operadores participantes das rodadas de negócios do Salão um coquetel do ?trade alagoano?, organizado em parceria com a ABIHl-AL e sete empresas de receptivo. Na ocasião, haverá a apresentação do destino, com apoio da Setur-AL. O coquetel acontecerá no último dia da rodada de negócios do Salão, dia 28, às 17 horas.

?Esse momento é muito importante, pois alagoas será o único estado a realizar essa ação na rodada de negócios. Depois do coquetel e apresentação do destino, os empresários de Alagoas têm a oportunidade de fazer seus contatos com os operadores de turismo de todo Brasil, e tentar fechar parcerias?, explica o diretor da Setur-AL, Renato Lobo.

Sobre o evento - O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.

Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.