com assessoria //
Universitários africanos que estudam na Universidade Federal de Alagoas, comemoram nesta terça-feira (25), o Dia da África. Junto ao corpo discente da universidade, os estudantes realizam uma semana de atividades. A programação que teve início nesta segunda, 24, segue até o próximo sábado.
As comemorações envolvem além de alunos e professores, também técnicos e a comunidade alagoana, no Campus Maceió. “O dia 25 de maio apresenta um profundo significado da memória coletiva dos povos do continente e a demonstração do objetivo comum de unidade e solidariedade dos africanos na luta para o desenvolvimento em toda a sua dimensão”, ressalta Augusto Ferreira, coordenador do evento.
O objetivo da atividade é celebrar os 47 anos da criação da Organização da Unidade Africana, organismo que foi substituído, em julho de 2000, pela Unidade Africana. “Esta data chama a atenção sobre o estado atual do continente com ênfase nos acontecimentos dos países africanos”, explica o coordenador.
Durante o evento, serão realizadas várias atividades acadêmicas, culturais e recreativas, com vista à divulgação de raízes africanas e buscando uma interação entre povos africanos e brasileiros, em particular alagoano. O evento contará com a participação efetiva dos estudantes recém-chegados à Ufal e das faculdades privadas do Estado.