26/10/2025 22:43:14

Educação
25/10/2025 12:00:00

Sisu 2026 Adotará a Melhor Nota das Últimas Três Edições do Enem

Mudança no sistema de seleção será oficializada em portaria publicada no Diário Oficial da União

Sisu 2026 Adotará a Melhor Nota das Últimas Três Edições do Enem

A partir do ano de 2026, o Ministério da Educação (MEC) anunciou uma alteração na forma de cálculo das notas utilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A novidade consiste na inclusão das pontuações das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para determinar a melhor performance do estudante.

A decisão foi divulgada em uma portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de outubro. O Sisu, programa do governo federal, possibilita o ingresso de estudantes em instituições públicas de ensino superior com base na nota obtida no Enem. Até então, o sistema considerava somente a pontuação mais recente do exame, mas, com a mudança, será avaliada a melhor nota do participante na soma ponderada das avaliações realizadas em 2023, 2024 e 2025.

Essa alteração visa ampliar as chances dos candidatos, considerando seus desempenhos ao longo de várias tentativas. Ao ser questionado pela Folha de S.Paulo, o MEC explicou que a seleção dos candidatos às vagas será feita com base na nota da edição do Enem que gerar a maior média ponderada, levando em conta a preferência de curso do estudante, desde que ele não tenha atuado como treineiro em alguma edição.

Na prática, apenas estudantes que participaram do Enem a partir do terceiro ano do ensino médio poderão usar suas notas no Sisu. Aqueles que atuaram como treineiros em outras ocasiões não poderão utilizar os resultados obtidos nessas edições.

Em julho, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que autorizava o uso do melhor resultado das últimas edições do exame, reforçando a possibilidade de escolha pelo candidato.

A prova do Enem será aplicada nos dias 9 e 16 de novembro na maior parte do território nacional. No primeiro dia, os candidatos realizarão testes nas áreas de linguagens (Português, Inglês ou Espanhol, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Comunicação e Informação), Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e Redação. A duração total para a realização dessas provas será de cinco horas e meia.