com alagoas24horas // flávia duarte
Após ter o mandato cassado por compra de votos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o ex-vereador Veraldino Apolinário dos Santos Júnior (PCdoB), mais conhecido como Dino Júnior, deverá dar expediente como policial civil de Alagoas na cidade de Santana do Mundaú – município distante 104 quilômetros de Maceió.
A portaria – de número 1090 - com a designação para o 119° Distrito Policial está publicada na edição desta terça-feira, dia 4, do Diário Oficial do Estado (DOE) e assinado pelo delegado-geral de Polícia Civil, Marcílio Barenco Correia de Mello.
Segundo informações da assessoria da Polícia Civil, Veraldino é agente de polícia efetivo e estava afastado das funções desde que se candidatou a vereador, como prevê a lei eleitoral.
Como teve o mandato cassado no dia 26 de março pelo juiz Hélder Loureiro, o servidor público deverá imediatamente assumir as funções inerentes ao cargo, de agente de polícia, e foi designado pelo delegado-geral para a delegacia de Santana do Mundaú.
Veraldino teve o mandato cassado no mesmo dia em que foi eleito segundo vice-presidente da futura Mesa Diretora da Casa Mário Guimarães para o biênio de 2011/2012. Em seu lugar na Mesa, assumiu a vereadora Thayse Guedes (PSC). Já para a cadeira deixada por ele na Câmara Municipal, quem assumiu foi Marcelo Malta (PCdoB).
Dino Júnior foi investigado e indiciado por compra de votos na Operação Voto de Cabresto, da Polícia Federal. A operação tomou por base denúncias e apreensões de materiais de campanha. Na época, dois vereadores foram alvo da ação da PF: o Nery Almeida (PV), também cassado, e Dino Júnior.