17/10/2025 01:51:24

03/05/2010 00:00:00

Saúde

Saúde

com agênciaalagoas // arnaldo santos e julio cezar

O governo de Alagoas implanta nesta terça-feira (3) às 9h, durante solenidade de entrega de equipamentos para hospitais e maternidades públicas e filantrópicas, o serviço de socorro aeromédico, indispensável ao socorro de pacientes graves realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e Corpo de Bombeiros (193).

A solenidade acontecerá na Academia de Polícia, no Trapiche, e contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do secretário da Saúde, Herbert Motta, prefeitos, secretários municipais de Saúde, profissionais da Saúde, servirá para marcar, entre outras ações, a implantação do serviço aeromédico em Alagoas no Samu/Bombeiros. O projeto conta, ainda, com o apoio dos Gabinetes Civil e Militar.

Apesar do lançamento oficial ser nesta terça-feira, o serviço aeromédico foi responsável pelo transporte, nesta segunda (3), de J.G.P.S., 7 anos, para o Hospital Osvaldo Cruz, no Recife. Vítima de hepatite fulminante, o paciente é oriundo do município de Boca da Mata e estava internado no Hospital do Açúcar desde o último sábado. Uma equipe do hospital Osvaldo Cruz está aguardando o paciente para realizar o transplante de fígado a que será submetido, assim que chegar à capital pernambucana.

Na avaliação do secretário da Saúde, Herbert Motta, o serviço aeromédico, que operou em fase de testes no Carnaval e na Semana Santa, é fundamental para diminuir o tempo resposta e salvar vidas. “Estamos avançando em vários serviços e um deles é da urgência e emergência. O aeromédico é mais um que veio fortalecer a rede de serviços de que o Estado dispõe para o cidadão”, destacou. Ele acrescentou que é preciso ressaltar o trabalho em parceria.

O socorro aeromédico, que funcionará a partir das chamadas do 192 e 193, após avaliação do regulador, vai contar com um helicóptero totalmente equipado, do tipo Esquilo Biturbina — 355, que tem capacidade de voo de 230 km/h e atenderá principalmente aos acidentes graves ou qualquer outro tipo de atendimento em que os pacientes tenham risco de morte. A abrangência da aeronave compreende as áreas da BR-101, BR-104, BR-316, AL-101 Norte e Sul, AL-110, AL-115, AL-220, cobrindo todo o Estado.