Um surto de salmonela atingiu quase 200 indivíduos em um hotel localizado na região de Múrcia, na Espanha, resultando em pelo menos 19 internações.
Até o início da tarde desta sexta-feira (29), 190 casos de infecção foram oficialmente reportados. Os primeiros sintomas começaram a ser apresentados no último sábado (23). Na segunda-feira, menos de 50 hóspedes apresentavam sinais de mal-estar, mas a situação se agravou ao longo da semana.
Na quinta-feira (28), 19 pessoas estavam recebendo tratamento no Hospital Santa Lúcia. Algumas delas tinham previsão de alta para esta sexta-feira, e a maior parte dos afetados não desenvolveu sintomas severos da doença.
O hotel em questão é o Izán Cavanna, situado na praia de La Manga, na cidade de Múrcia, no sudeste da Espanha. A suspeita de contaminação de alimentos estragados é considerada a causa do surto. De acordo com a imprensa local, as autoridades estão investigando a possibilidade de contaminação cruzada, embora as apurações estejam em andamento.
As operações da cozinha do hotel foram suspensas no final do dia de domingo, e foi determinada uma limpeza rigorosa e desinfecção das instalações.
Em declarações ao jornal La Verdad, um porta-voz do hotel afirmou que a administração está ciente da gravidade da situação e colabora ativamente com as autoridades para esclarecer os fatos.