Por Roberison Xavier / Ascom SSP
28/08/2025 18h31 - Atualizado em 28/08/2025 19h44
Um total de 51,5% dos celulares ainda não foram devolvidos aos seus legítimos donos devido à ausência nas convocações - Foto: Ascom SSP/AL
O programa Celular Seguro, gerido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), conseguiu recuperar 1.483 dispositivos móveis que haviam sido roubados ou furtados em Alagoas desde que a iniciativa foi lançada em janeiro deste ano. Desses, 51,5% permanecem sem devolução aos proprietários reais por conta da falta de comparecimento.
Segundo a equipe da SSP, quando os aparelhos são entregues por indivíduos que, muitas vezes, não têm conhecimento da restrição, uma operação é iniciada para contatar as vítimas através do número informado no Boletim de Ocorrência. Contudo, essa ação tem enfrentado barreiras devido à ausência dos proprietários.
"Os convocados recebem um aviso por meio do aplicativo WhatsApp, além de chamadas telefônicas realizadas pela equipe, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência de Alagoas (Seprev). Infelizmente, muitos não têm comparecido à SSP para receber seus bens. No momento, temos 764 celulares prontos para entrega a essas vítimas que tiveram seus dispositivos subtraídos anteriormente", destacou a gerente do programa, Hana Coelho.
Para facilitar ainda mais a comunicação com as vítimas, a SSP publicou uma nova lista com os nomes das pessoas que devem se apresentar na sala do Celular Seguro, localizada na sede da secretaria, no centro de Maceió. Confira a lista clicando aqui - https://seguranca.al.gov.br/wp....
O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, elogiou o esforço da equipe e reiterou o pedido para que os proprietários busquem seus aparelhos.
"O Programa Celular Seguro tem sido crucial no combate aos crimes, especialmente em relação aos roubos e furtos de celulares. Diariamente, as equipes se dedicam a recuperar e devolver os dispositivos às vítimas de ações criminosas. Continuaremos firmes nessa luta e precisamos do apoio da população, que em alguns casos pode estar desanimada, acreditando que não terá mais acesso ao seu aparelho. Pedimos que os convocados compareçam para receber seus celulares, para que possamos concluir nosso trabalho", afirmou o gestor.
Celulares recuperados (Foto: Ascom SSP/AL)
O programa Celular Seguro foi criado em janeiro deste ano com a finalidade de recuperar celulares furtados, roubados ou perdidos, integrando uma ação contra a criminalidade em Alagoas. A proposta também visa combater o comércio ilegal de aparelhos oriundos de atividades criminosas e devolvê-los aos seus verdadeiros proprietários.
Os 1.483 aparelhos recuperados foram restituídos após os usuários atuais serem convocados a devolvê-los voluntariamente. As notificações ocorreram por meio do WhatsApp, utilizando os números fornecidos pelas operadoras de telefonia móvel, além de abordagens diretas durante operações conjuntas.
A localização dos dispositivos é realizada por meio do rastreamento dos smartphones, com base no número IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), utilizando informações fornecidas pelas operadoras. A mensagem enviada especifica a data e o horário que o portador do aparelho deve se apresentar à equipe da SSP.
É fundamental destacar que qualquer mensagem recebida por canais diferentes do oficial do Programa Celular Seguro deve ser ignorada. Caso haja suspeita de golpe, recomenda-se registrar uma denúncia na delegacia mais próxima ou na Delegacia Virtual, acessando o site: https://delegaciavirtual.sines....