O cartão de crédito do ministro Alexandre de Moraes, integrante do Supremo Tribunal Federal, foi objeto de bloqueio devido às sanções aplicadas pelo governo dos Estados Unidos, conforme estipulado pela Lei Magnitsky.
O bloqueio foi realizado pelo Banco do Brasil, a instituição financeira onde Moraes possui conta. Como compensação, o banco disponibilizou um cartão da bandeira brasileira Elo, permitindo que ele realize transações dentro do território nacional.
ito em solo brasileiro, visto que essa bandeira é administrada pelos bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, concentrando suas operações no país.
Contexto: Em julho, o ministro Alexandre de Moraes recebeu sanções dos Estados Unidos sob a legislação da Lei Magnitsky, que visa punir indivíduos estrangeiros. Entre as consequências dessa lei estão o congelamento de ativos e contas nos EUA, além da restrição de entrada em solo americano.