com tribunaindependente // gabriela rodrigues
Já está liberada a nova ponte que liga o município de Barra de Santo Antônio à Ilha da Crôa, favorecendo o trânsito e o comércio no Litoral Norte do Estado. A obra foi entregue neste mês à Prefeitura da Barra de Santo Antônio pelo Ministério da Integração Nacional e Minist ério do Turismo, mas será oficialmente inaugurada em maio, em data a ser agendada pelo senador Renan Calheiros (PMDB), autor de várias emendas favoráveis à obra, junto ao Ministério do Turismo.
De acordo com a prefeita da Barra de Santo Antônio, Maria Cícera Mendonça Casado (PTB), a obra, orçada em R$ 19 milhões, teve verbas do governo federal e contrapartida de 3% da Prefeitura da cidade. Sucessivas emendas ao Orçamento da União apresentadas pela bancada federal de Alagoas no Congresso Nacional totalizaram mais de R$ 8 milhões liberados para a última fase da obra.
A construção da ponte foi dividida em oito fases e, para a prefeita Maria Cícera, representa um novo tempo de realização para o povo da Barra de Santo Antônio e dos municípios próximos. "É um sonho antigo do nosso povo, que agora, finalmente, se realiza. Tive a sorte desta obra ser concluída justamente na minha gestão, pois entendo que resulta de um esfor ço coletivo de prefeitos anteriores e da bancada alagoana no Congresso Nacional", destacou a prefeita da Barra.
Maria Cícera enfatizou o papel de articulação do senador Renan Calheiros para a conclus ão da obra. "Fui seis vezes a Brasília procurando, de toda forma, recursos para esta obra. O senador Renan é um braço forte para Alagoas, não podemos perdê- lo. Ele foi um aliado na luta por esses recursos", afirmou a prefeita.
Problemas com licenciamento e indenizações motivaram demora A ponte que hoje liga o munic ípio de Barra de Santo Antô- nio à Ilha da Crôa vai permitir a travessia de moradores da região, turistas e comerciantes, que antes dependiam de canoeiros e de balsas. A prefeita Maria Cícera Mendon ça (PTB) conta que a cidade ficou "em clima de festa" quando a ponte foi liberada, mesmo sem haver inauguração oficial. "A população passou muito tempo esperando por isso. Só a última fase demorou quase dois anos. Imagine a obra completa. Quando vimos que a ponte estava pronta e que as pessoas estavam precisando, tivemos de liber á-la antes mesmo de concluir alguns detalhes de sinalização. E o resultado é satisfatório", avalia Maria Cícera.
OBRAS
A prefeita da Barra de Santo Antônio conta que as obras come çaram em 2002, "atravessaram" duas gestões na prefeituras e chegaram a ser interrompidas por problemas de licenciamento ambiental, pagamento de indeniza ções e por determinação da Controladoria Geral da União (CGU). Além da contrapartida de 3% na obra, a Prefeitura da Barra pagou, por determinação da CGU, R$ 546 mil em indenizações para famílias residentes na área atingida pela construção da ponte e para proprietários de terrenos também ocupados pela construção. "O recurso que vem para o município não dá para fazer quase nada. Mas ainda assim foi preciso cumprir esta responsabilidade e investir na contrapartida", destacou.
Quando a prefeita Maria Cí- cera assumiu, em janeiro de 2009, a Prefeitura da Barra, os recursos federais para a conclusão da obra já estavam disponíveis em conta da Caixa Econômica Federal. Quando os investimentos foram liberados, a obra "destravou" e teve a sua a última fase iniciada. "É uma obra que vai favorecer os municípios próximos e desenvolver toda a região. E eu nunca imaginei que, depois de tantas dificuldades, a ponte fosse concluída justamente na minha gestão", conta a prefeita, emocionada
As canoas e balsas que movimentam o tráfego pelo Rio Santo Antônio não ficarão esquecidas após a inauguração da Ponte que agora liga o município da Barra à Ilha da Crôa. A Prefeitura da Barra pretende investir em turismo ecológico na região, que deve ganhar mais turistas diante da nova estrutura que facilita o acesso pelo Litoral Norte.
"Uma proposta para os canoeiros é que se reúnam como uma cooperativa, organizando passeios turísticos. Teremos mais turistas, e turista sempre gosta de coisas novas. É a oportunidade de conhecer o manguezal e o encontro do Rio Santo Antônio com o mar", comemora a prefeita Maria Cícera Mendonça (PTB), que vai propor à Secretaria do Meio Ambiente formas de apoio aos trabalhadores do ramo. Para a Prefeitura, o turismo da região vai ganhar impulso não só na Barra de são Miguel e na Ilha da Crôa, beneficiadas diretamente pela ponte, mas tamb ém na praia de Carro Quebrado, mais ao Norte.
VALORIZAÇÃO
Outra novidade levada à Barra de Santo Antônio com a inaugura ção da ponte é a valorização de terrenos na região, que devem ganhar novos investimentos, principalmente do setor hoteleiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, um terreno próximo ao Rio Santo Ant ônio avaliado anteriormente em R$ 5 mil pode chegar a custar até R$ 30 mil. A prefeita acredita que o setor de hotelaria vai ganhar impulso não só nas localidades ligadas pela ponte, mas em todo o Litoral Norte.
"Um município acaba gerando emprego e renda para outro, porque são muito próximos. Quem se hospeda na região, terá agora a oportunidade de conhecer vários locais próximos, não só pelas possibilidades de acesso, mas também pela oportunidade do turismo ecológico", complementou Maria Cícera.
ÍNDICES
Embora o Fundo de Participa ção dos Municípios (FPM) para a Barra de Santo Antônio seja de 1%, a Prefeitura espera que haja aumento nas arrecadações e maior visibilidade após a inaugura ção oficial da ponte. Outra emenda parlamentar, do deputado Antônio Carlos Chamariz (PTB), prevê para a Barra de Santo Antônio calçamento das principais vias de acesso ao município e tratamento de água para a Ilha da Crôa Ainda não existe uma data marcada para a inauguração oficial da ponte, mas, de acordo com a prefeita Maria Cícera Mendon ça, a solenidade deve ser realizada no mês de maio.