16/10/2025 16:57:10

22/04/2010 00:00:00

Municípios

Municípios

com cadaminuto // angelo farias

Portando faixas cartazes e apitos estudantes da Universidade Estadual De Alagoas (UNEAL), saíram às ruas da noite da ultima terça-feira (20), nas ruas centrais da cidade, com o apoio de um carro de som, para protestar contra o caos que vive o Campus Arapiraca.

Após chegarem ao Centro da cidade os estudantes pararam o movimento em frente à Câmara Municipal de Arapiraca e após solicitação entraram no plenário da casa, onde no momento acontecia a sessão do dia.

Com a autorização do presidente da casa vereador Josias Albuquerque, a diretora da Uneal solicitou o apoio dos vereadores para ajudar a conscientizar o governador a rever a situação do campus Arapiraca. As maiores críticas são sobre as condições de trabalho no local e a junção escola estadual Costa Rêgo e Uneal no mesmo prédio, que segundo os manifestantes só causa mais prejuízos a instituição.

Para Rafael, presidente do DCE, após as fortes chuvas, o teto de algumas salas desabou impossibilitando que os estudantes de Letras possam assistir suas aulas.

Para piorar a situação, varias salas ficaram alagadas durante dias, e em muitas delas não há sequer portas, outro agravante citado pelo estudante, foi com relação aos banheiros da instituição que estão há vários meses interditados com todos os vasos estão quebrados e transbordando.

No uso da palavra a vereadora Graça Lisboa, defendeu que a Uneal não pode esta vivendo uma situação tão deprimente como vive nos últimos dias, principalmente tendo como secretario de educação do estado o vice-prefeito Rogério Teófilo e como sub a professora Cícera Pinheiro,também de Arapiraca.

A vereadora acredita que, após um encontro com os representantes da educação, uma posição seja tomada o mais rápido possível. O protesto teve fim após um acordo entre os vereadores e uma comissão de estudantes,para realizar um encontro com o governador Téo Vilela e o secretario de educação Rogério Teófilo