16/10/2025 15:44:48

19/04/2010 00:00:00

Municípios

Municípios

com agêncialagoas //

A atualização do Mapa Político-Administrativo de Alagoas está sendo concluída, com a inclusão de centenas de povoados, além de mudanças nos traçados municipais e redes viária, ferroviária e hidrográfica. O objetivo do relançamento é promover a modernização da base de dados referentes ao território alagoano, facilitando as consultas e as pesquisas que necessitam da base cartográfica. Os trabalhos estão sendo coordenados por técnicos da Secretaria do Planejamento e do Orçamento (Seplan).

Por sugestão do secretário de Estado do Planejamento e do Orçamento, Sérgio Moreira, a construção do novo mapa conta com o auxílio da população, através do blog da secretaria (blog.planejamento.al.gov.br), os internautas podem sugerir melhorias e atentar para a existência de novos itens não registrados.

Os comentários passam por uma análise técnica e, quando a informação é procedente e relevante, as alterações necessárias são realizadas.

O superintendente de Gestão e Produção de Informação (Supegi) da Seplan, José Cândido Nascimento, ressaltou a necessidade da atualização técnica e não apenas visual do antigo mapa, publicado em 1992. “Mesmo a versão mais recente, de 2008, precisava incluir novos dados, por isso a necessidade de um estudo mais minucioso e completo”, afirmou.

A atualização cartográfica facilitará, entre outras coisas, a realização de pesquisas e consultas diretas sobre Alagoas. “Se uma empresa quer se instalar no Estado, ela necessitará verificar a malha viária, por exemplo. É importante também para saber a hidrografia de determinado município ou a coordenada geográfica da cidade”, exemplificou o superintendente.

Entre as mudanças em relação ao antigo mapa, destaca-se a inclusão de novos povoados, que passaram a se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo IBGE. “Um assentamento ou vilarejo torna-se povoado quando passa a possuir alguns equipamentos urbanos, como a presença de igrejas, postos de saúde. Esses dados são coletados pelo IBGE e repassados para nós. Foram também registradas novas estradas e mudanças nas malhas e redes municipais”, detalhou o professor Sinval Autran, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), um dos responsáveis pela reestruturação.

Para a confecção do novo mapa, foi utilizada a tecnologia de geoprocessamento. A cartografia digitalizada facilitou o trabalho dos técnicos à medida que possibilitou uma visualização mais detalhada, com limites territoriais mais definidos e próximos da realidade.

Design – Com o objetivo de facilitar a compreensão do mapa por um número maior de pessoas, o novo design traz cores mais vibrantes e legendas explicativas. “Meu trabalho foi torná-lo mais atraente para quem vê. A confecção desse tipo de mapa obedece a uma série de regras técnicas e científicas que, no final das contas, pode deixar o desenho muito frio, careta, sem graça”, explicou o designer gráfico da Cepal, Fernando Rizzotto.

O estudo para a atualização do mapa, que durou cerca de um ano, foi realizado pela Seplan através da Superintendência de Gestão e Produção da Informação (Supegi) e de dados levantados em parceria com o Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Departamento de Estradas e Rodagem de Alagoas (DER-AL), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e outros órgãos.