antonio aragão // aline, cláudio e val (colaboradores)
O município de Santana do Mundaú a
Em dos pontos estratégicos da localidade no governo do Presidente e hoje Senador Fernando Collor, a CEAL depois de demorados estudos construiu o que seria uma mini-hidroelétrica com o aproveitamento da água do Rio Mundaú em seu maior ponto de declive (mais de cem metros de queda), a qual, segundo pessoas da região iria fornecer o potencial energético para o próprio município e grande parte da cidade “baixa” de União dos Palmares (a
- Um morador da localidade disse que o funcionamento da hidroelétrica foi “meteórico”, isto é, durou apenas dois meses e mesmo durante o verão quando o volume da água é menos intenso tudo correu conforme a previsão dos engenheiros - “Até quando um dos geradores apresentou defeito, foi levado para Maceió para consertos, e nunca mais voltou. Daí, a ação dos vândalos e do tempo se encarregou de destruir o patrimônio do povo, que atualmente é o sinônimo do desperdício da verba pública” disse o cidadão que pediu para não ser identificado.
O prefeito Eloi da Silva “Loia” ao ver as imagens disse que “não estou sensível ao problema, e na próxima quinta feira quando o governador Teotônio Vilela e seu secretariado estiverem em Santana do Mundaú para inaugurar a pista da cidade, irei juntamente com o vice-prefeito e os vereadores apresentar mais esta reinvidicação (se referindo ao funcionamento da hidroelétrica) que no nosso entendimento terá duas vantagens fundamentais: a oferta de luz mais barata e mais uma fonte de divisas para ser empregada no desenvolvimento do município” finalizou o gestor.
Para o assessor do prefeito Dr. Élson Silva, “o governador Teotônio Vilela tem se mostrado sensível aos argumentos da atual administração no tocante ao nosso desenvolvimento, o que pode ser considerado um bom sinal para a reestruturação da nossa autonomia energética” finalizou Dr. Élson.
Veja o Vídeo