As notas do ENEM foram divulgadas nessa terça-feira (16) acabando com a ansiedade de muitos que esperavam há meses pelo resultado. Porém, o momento tão aguardado está sendo substituído por supostas fraudes.
Na quinta-feira (18), um perfil de cursinho preparatório divulgou em suas redes sociais que uma alagoana, que atualmente mora no estado de São Paulo, teria conseguido a nota máxima na redação do exame. De acordo com apuração do Portal Nacional da Educação (PNDE), a jovem é aluna de escola pública.
Quando questionada, a estudante explica que a suposta fraude teria sido feita como meio de divulgação do curso de redação da jovem, “não imaginei que seria um problema à esse nível na verdade”.
Ainda conforme informações do PNDE, será aberta uma investigação na Polícia Civil de São Paulo para apurar o caso.
Alunos nota 1000
Em todo o Brasil, 60 alunos alcançaram a nota 1000 no ENEM 2023, sendo quatro da rede pública.
O Nordeste representa a região que mais obteve alunos nota máxima na redação. São 25 estudantes dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Confira a lista completa
| TOTAL | REDE PÚBLICA | |
| Brasil | 60 | 4 |
| AC | 0 | 0 |
| AL | 0 | 0 |
| AM | 1 | 0 |
| AP | 0 | 0 |
| BA | 4 | 0 |
| CE | 4 | 0 |
| DF | 1 | 0 |
| ES | 2 | 1 |
| GO | 4 | 0 |
| MA | 0 | 0 |
| MG | 2 | 0 |
| MS | 0 | 0 |
| MT | 0 | 0 |
| PA | 3 | 0 |
| PB | 0 | 0 |
| PE | 2 | 0 |
| PI | 6 | 0 |
| PR | 0 | 0 |
| RJ | 7 | 1 |
| RN | 6 | 1 |
| RO | 0 | 0 |
| RR | 0 | 0 |
| RS | 6 | 0 |
| SC | 1 | 0 |
| SE | 3 | 0 |
| SP | 7 | 0 |
| TO | 1 | 1 |
Folha de Alagoas