A Secretaria de Saúde de Maceió está empenhada em atender à população da melhor forma possível promovendo a saúde e qualidade de vida dos munícipes. Dentre as diversas ações realizadas pela SMS, destaca-se o Programa de Prevenção e Cessação do Tabagismo, que visa oferecer suporte e tratamento para indivíduos que desejam abandonar o vício do tabaco.
O programa conta atualmente com seis núcleos ativos localizados em pontos estratégicos da cidade, facilitando o acesso da população aos serviços e oferecendo tratamento para diversos públicos. Os núcleos estão distribuídos em locais como o II Centro de Saúde, SASS – Serviço de Atenção à Saúde do Servidor, Centro Universitário Cesmac, Centro de Pesquisa Dr. Marco Mota, Unidade de Referência em Saúde João Paulo II, Unidade de Saúde da Família Dídimo Otto Kummer e Hospital Universitário, com o intuito de atingir diferentes regiões da cidade.
Uma das principais características do programa é que não é necessário o encaminhamento por profissionais da saúde para iniciar o tratamento. Quem tiver interesse em abandonar o tabagismo pode procurar qualquer núcleo ativo, portando documentos pessoais, comprovante de residência e o cartão do SUS. Ao chegar em um dos núcleos, a equipe realizará o acolhimento e cadastrará o paciente, coletando informações relevantes para que o tratamento seja iniciado.
O tratamento oferecido pelo SUS inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo. Além disso, se necessário, o programa disponibiliza terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva, sempre seguindo o protocolo clínico estabelecido pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em parceria com o Ministério da Saúde.
A assistente social Laís Porangaba, responsável técnica pelo Programa de Cessação do Tabagismo, ressaltou o compromisso do programa na promoção da saúde da população. “Nosso objetivo é oferecer um ambiente acolhedor para aqueles que desejam parar de fumar, mostrando que é possível alcançar este objetivo através do tratamento e do empenho dos profissionais que atuam no programa. Trabalhamos para promover saúde e bem-estar à população de maneira geral, ajudando pessoas (sejam fumantes diretos ou fumantes passivos) a viver em ambientes livres de tabaco”, afirmou.
Além do suporte direto aos usuários, os profissionais do programa realizam capacitações e treinamentos em empresas interessadas em promover ambientes de trabalho saudáveis. A colaboração com outras secretarias e profissionais de saúde faz com que as ações educativas do programa tenham um alcance ainda maior, formando uma rede integrada de combate ao tabagismo em Maceió.
Com uma visão abrangente, o Programa de Prevenção e Cessação do Tabagismo não apenas trata os fumantes, mas trabalha para criar uma comunidade mais informada sobre os riscos do tabaco ao ser humano e ao meio ambiente. A oferta do tratamento para parar de fumar é uma garantia de direito à saúde para a população, e manter a população informada sobre os danos causados pelo tabaco é crucial para construir uma Maceió mais consciente e saudável.
Repórter Maceió