A Prefeitura de Maceió, através da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), vem executando há três meses o projeto Rede Limpa, que tem como objetivo retirar cabeamentos em desuso dos postes da capital. A iniciativa, em parceria com a Associação dos Provedores do Estado de Alagoas (Aspeal), busca aumentar a segurança da população e melhorar a aparência urbana, deixando a cidade mais organizada.
Nesse período, mais de 80 toneladas de fios foram recolhidas, o equivalente a 120 mil metros de cabos inutilizados. As ações já contemplaram bairros como Jatiúca, Pajuçara, Pontal da Barra, trechos da Ponta Verde, Jaraguá e Centro.
O excesso de cabos acumulados é resultado de mais de duas décadas de crescimento da infraestrutura de telecomunicações. Para garantir que apenas fios sem função sejam retirados, as equipes do projeto realizam análises técnicas que identificam os cabeamentos inativos. O recolhimento é feito pela Ilumina, que também assegura o descarte adequado, reduzindo impactos ambientais e urbanos.
Segundo o diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, a iniciativa representa um avanço significativo na modernização da cidade. Ele destacou que o Rede Limpa organiza os cabeamentos e, ao mesmo tempo, melhora a estética urbana sem atrapalhar a rotina da população. Também ressaltou que a modernização da rede de iluminação é prioridade da atual gestão, alinhando o projeto à sustentabilidade e ao futuro tecnológico da capital.
Além da remoção dos cabos, a ação organizou 25 quilômetros de vias e neutralizou 14 pontos de vazamento de energia. Durante o trabalho, a Aspeal compacta os cabos ainda em uso em um único filamento, garantindo a continuidade dos serviços de telefonia e internet, enquanto o material obsoleto é retirado dos postes.
Aos nossos leitores Neste primeiro dia de junho de 2025, celebramos com entusiasmo a atualização do site da Agência Tribuna de Notícias, marcan...Ver mais
Ver todos os posts