12/10/2025 22:44:23

23/07/2009 00:00:00

União dos Palmares

União dos Palmares

antonio aragão //

 

O Juiz Eleitoral da 21ª Zona Dr. José Lopes Netto mesmo sobrecarregado com a Meta do CNJ (correição de mais de 1700 processos anteriores a 2005 que estão pendentes somente na 3ª Vara, ou a ‘Vara do Crime’ como é chamada pela qual o juiz responde e que também não tem promotor titular, cujo cargo vem sendo exercido por Dr. Jorge Bezerra titular de Colônia Leopoldina que acumula também a comarca de Novo Lino), recebeu na manhã desta quinta feira (23) a reportagem deste noticioso e conversou sobre uma pressuposta sentença que seria proferida hoje no recurso impetrado pelo candidato a prefeito de União dos Palmares derrotado na eleição de 2008, médico Beto Baia, solicitando o afastamento do atual prefeito Areski Freitas, acusado de utilizar o artifício do abuso do poder econômico para ascender ao poder.

 

Em clima de descontração, Dr. José Netto afirmou que “alguns blogues da cidade têm dado destaque a data de hoje como o termino do prazo para nosso pronunciamento nos autos, inclusive se antecipando ao que determinarei, (??) mas este processo ainda se encontra com o Ministério Público Eleitoral, sendo analisado pelo promotor Dr. Tácito Yuri, que por sua vez, ainda dispõe até o dia 28 para apresentar o seu parecer, data a partir da qual ainda me restarão 10 dias para a decisão final que provavelmente será proferida até o dia sete de agosto” disse o Magistrado.

 

O juiz ainda afirmou que “muitas pessoas da imprensa têm especulado sobre o que pode ocorrer, como por exemplo, se o Dr. Beto Baia vai assumir a prefeitura imediatamente. Isto é um engano. Mesmo que seja determinado o afastamento do prefeito Areski Freitas pela 21ª Zona, quem assumirá a prefeitura será o presidente da Câmara, vereador Edvan Correia, conhecido como Bobo, cabendo, recurso em instancia superior, mas com Dr. Areski sem exercer o cargo. Como existe um processo idêntico em transcurso no TRE, segundo a legislação, se aquele colegiado decidir o afastamento do gestor, idem caberá recurso. A diferença é que no caso da instancia local, o prefeito ficará afastado do exercício da função e no caso do Tribunal Regional, será marcada nova eleição, podendo o atual prefeito (que ficará no cargo após a decisão), em ambos os carros recorrer”.

 

“Vale dizer mais uma vez que em nenhum dos dois casos, segundo a Lei vigente, o Dr. Beto assumirá, pois o Dr. Areski alcançou mais de 50% dos votos válidos em quatro de outubro passado” finalizou Dr. José Netto, solicitando que fosse divulgado o site www.uniaofc.com, que é o do time de União dos Palmares que disputará a segunda divisão do campeonato alagoano e que tem o próprio magistrado como um seus idealizadores e padrinho.